Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/09/2023 - 11h24min

Frente da Meliponicultura fará missão ao Piauí para atualizar políticas públicas de fomento ao setor

Imprimir Enviar

FOTO: Giovanni Kalabaide

Uma missão técnica ao Piauí, na região Nordeste, para a atualização das políticas públicas adotadas por aquele Estado para o fomento do setor do mel e seus derivados foi o principal encaminhamento da reunião da manhã desta terça-feira ( 26) da Frente Parlamentar da Apicultura e Meliponicultura do Parlamento catarinense.

Conduzida pelo coordenador, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), a deliberação foi aprovada pelos membros do grupo durante o encontro, que contou com a participação do deputado Tiago Zilli (MDB) e representantes da Epagri, UFSC e associações de produtores de todo o estado.

“Estamos construindo em conjunto essa missão ao Piauí, que deve reunir no máximo dez pessoas. Pretendemos organizar essa visita técnica entre final de outubro e início de novembro”, pontuou o deputado Padre Pedro, destacando a importância desse intercâmbio ao Piauí para conhecer a experiência que foi desenvolvida no Estado que revolucionou o setor.       

Um salto de 432%

Para se ter uma ideia, a produção de mel no Piauí saltou de 1.563 toneladas em 2012 para 8.321 toneladas em 2022. É o que mostra a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recentemente. O aumento da produção de mel naquele estado corresponde a 432% nos últimos dez anos, o maior percentual de crescimento entre os demais estados do Brasil.

Essa informação foi apresentada pelo presidente da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Ivanir Cella, que concordou que é fundamental essa atualização e reciclagem para o setor da apicultura e da meliponicultura catarinense. Ele informou ainda que a Faasc conta hoje com 62 associações filiadas, que são responsáveis por uma produtividade de 68 quilos de mel por quilômetro quadrado, bem superior à média nacional, de 4,8 quilos.

“Somos referência em produção no Brasil, somos referência no mundo em qualidade do nosso mel, eleito seis vezes consecutivas o melhor do mundo”, afirmou Cella. “No entanto, precisamos nos reciclar e nos atualizar”, concordou.

Falsificação do mel

Foi aprovada a realização de uma audiência pública, para a segunda quinzena de novembro, para debater as ações efetivas de combate a comercialização de mel falso em Santa Catarina, com a participação da Epagri, Cidasc, UFSC, Udesc, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Agricultura, Vigilância Sanitária, FAASC, Procon Estadual, entre outros órgãos ligados ao setor. 

A sugestão do coordenador Padre Pedro é que a audiência pública seja uma ação conjunta da Frente Parlamentar com a Comissão de Agricultura da Alesc.

O presidente da Faasc, Ivanir Cella, informou que  está em fase de conclusão um selo Mel SC, para garantir a legitimidade do produto e evitar essas falsificações. Ele alerta que os produtores de mel de Santa Catarina sofrem e têm enfrentado esse problema que se agrava a cada ano, a venda de mel falsificado. “Lesa os produtores e os consumidores”. 

Sessão Solene

Também foi definida a realização da segunda edição do Seminário Estadual de Apicultura e Meliponicultura para o dia 12 de abril de 2024, que vai acontecer juntamente com a ExpoGalvão, em Galvão, no extremo-oeste de Santa Catarina.

E por fim, a realização de Sessão Solene do Parlamento em homenagem às entidades de apicultores e meliponicultores, agendada para o dia 29 de novembro. O local para sediar a solenidade ainda será definido pela Frente.

Composição

Proposta pelo deputado Padre Pedro, a frente parlamentar é composta ainda pelos deputados Neodi Saretta (PT), Fabiano da Luz (PT), Altair Silva (PP), Paulinha (Podemos) e Marquito (PSOL).

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar