Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/04/2023 - 18h27min

Fórum Parlamentar de Práticas Integrativas é retomado no Parlamento

Imprimir Enviar
Deputados Padre Pedro Baldissera, Marquito e adeptos das práticas integrativas
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Na tarde desta quarta-feira(12), a Assembleia Legislativa promoveu o lançamento do Fórum Parlamentar Catarinense das Práticas Integrativas (Pics). O evento foi realizado no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright.

Segundo o representante do Observatório Catarinense das Pics, Elvis Roberto Giacomin, é necessário estabelecer uma organização, capacitação e apoio aos municípios com subsídios para fortalecer o sistema. “As pics são integrativas e complementares e onde a biomedicina não alcança, as pics têm seu papel, relevância e resolutividade."

Giacomin também lembrou que Santa Catarina é uma referência no Brasil. O motivo é o movimento que desencadeou, além do estado ter o único Fórum no país instalado e em funcionamento com uma comissão multissetorial que discute e dialoga sobre a regulamentação das Pics para a sociedade. 

O proponente, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), lembrou que o Fórum já funcionava na Assembleia Legislativa e atuava em todo o estado. “Através do Fórum todas as atividades de formação, capacitação e orientação serão possíveis ao cidadão catarinense já que hoje existem quase 30 práticas reconhecidas pelo Ministério da Saude.”

O parlamentar, que volta a presidir o Forpics, lembrou ainda que há necessidade de fazer as práticas chegarem aos municípios, por isso é importante que o estado esteja presente. Ele relembrou que o desafio é ampliar o rol de práticas já utilizadas e fazer com que chegue até a população como método preventivo e não apenas curativo.

Conforme o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, nos anos de 2017 e 2018 mais de 315 mil tratamentos foram registrados. Quase o dobro de 2015, com pouco mais de 215 mil. Os dados são apenas de atividades como yoga e tai chi chuan. Já na prática de auriculoterapia individual ou uma sessão de atividade coletiva, o SUS contabilizou, entre 2017 e 2018, mais de 355 mil. Isso representa mais de 6,67 milhões de pessoas atendidas no período.

Paulo Cesar
Agência AL

Voltar