Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/03/2024 - 09h04min

Fórum da Mulher Empreendedora chega a Santo Amaro da Imperatriz

Imprimir Enviar
O Fórum da Mulher Empreendedora é promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Finanças e da Escola do Legislativo.
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Dados impactantes divulgados pelo Sebrae que apontam que mais de 404 mil negócios são liderados por mulheres em Santa Catarina foi uma das inspirações para o Parlamento catarinense promover o Fórum da Mulher Empreendedora, um ciclo de palestras que já percorreu os municípios de Cocal do Sul, Monte Carlos e Concórdia, e que na noite desta quinta-feira (14) chegou a Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis.  Detalhe: esse contingente de mulheres empreendedoras representa cerca de 35% das empresas ativas do Estado.

Em Santo Amaro, mais de 60 pessoas, a maioria lideranças femininas, participaram do evento, uma iniciativa da Comissão de Finanças e Tributação em parceria com a Escola do Legislativo.

Empreendedorismo
O deputado Marcos Vieira (PSDB), em sua manifestação na solenidade, destacou a importância da participação feminina no empreendedorismo.

“Quatro em cada dez empresas no país são lideradas por mulheres”, disse o parlamentar ao lembrar  que esse fórum faz parte da agenda de homenagens promovido pelo Parlamento ao mês da mulher, celebrado em março.

“Estamos debatendo a situação da mulher como empreendedora objetivando despertar cada vez mais a participação feminina na vida empresarial e pública”, disse, avaliando que o propósito é incentivar e valorizar as mulheres que empreendem ou querem empreender.

Outro dado importante, de acordo com o Sebrae, o número de mulheres empreendedoras superou mais de 10,3 milhões no Brasil.

Protagonismo
Uma das palestrantes da noite, a lageana Chai Carione, trouxe a pauta liderança feminina e como sua vida se transformou quando assumiu o protagonismo de sua história.  Ela falou de motivação, destacando que o fundamental é a pessoa se conhecer antes de tudo.  “ Primeiro de tudo temos que nos conhecer.  E sempre destacou três “Ps” para atingirmos o sucesso: O primeiro é o propósito, o segundo, é o da produtividade e o pôr fim o posicionamento”, disse.   

Disparidade
Para a consultora do Sebrae, Fabrícia Borba, a importância desse evento é fundamental para inspirar as mulheres a empreender e colocar luz na questão das diferenças salariais de gênero.

“As mulheres representam 35% dos pequenos e microempreendedores em Santa Catarina. A nível nacional, esse cenário representa 10 milhões de empreendedoras. Mas os desafios ainda são grandes”, avalia. Ela comenta que as mulheres ainda têm desafios relacionados a faixa salarial e a renda familiar”.

“Ainda, há uma disparidade, com os homens tendo uma renda 20% maior, com uma renda de R$ 8 mil e as mulheres, R$ 5 mil”, informou.    

A vereadora Rosângela Passig, de Santo Amaro da Imperatriz, disse que espera que seu depoimento inspire e incentive mais mulheres a participarem da vida pública.

“Sempre fui atuante na área da saúde e por esse trabalho fui a vereadora mais votada em Santo Amaro. Fui a primeira mulher a ser presidente da Câmara de Vereadores. Todo esse trabalho que construí, quero de alguma maneira inspirar a mais mulheres para participarem da política. A política precisa de mulheres.  Estamos aqui para fazer a diferença, com muito amor e dedicação”, pontuou.

Paola Pereira, diretora sênior da Mary Kay, disse que o segredo para o sucesso das mulheres no empreendedorismo é começar e nunca desistir.  “ Os desafios são muitos, mas nunca devemos desistir de nossos sonhos”, disse. Para ela, o principal de tudo é a vontade e perseverança. “ Temos que ter vontade de mudar a nossa história”, disse.

O Fórum da Mulher Empreendedora, que promoveu palestras nas áreas de empreendedorismo, redes sociais, educação financeira, marketing, gestão de pessoas, motivacionais, entre outros temas, já tem como destino no dia 21 de março o município de São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste. Já no dia 22, o evento chega em Chapecó, no Oeste, e por fim no dia 27 estará em Pomerode, no Vale do Itajaí.  O evento conta ainda com a parceria do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar