Festa católica tradicional de Araranguá é divulgada na Assembleia Legislativa
Na manhã desta quinta-feira (22), o padre Daniel Zilli Darolt, pároco na igreja da Sagrada Família e Matriz São Cristóvão, esteve na Assembleia Legislativa. A sessão ordinária foi suspensa por 10 minutos para que o religioso convidasse os deputados para a 44ª edição da festa do padroeiro, que ocorre nos dias 8 e 9 de julho, em Araranguá, sul de Santa Catarina.
O padre destacou a importância da festa do motorista e agricultor, que é celebrada na paróquia. De acordo com ele, a festividade remete à 1969, quando um grupo de taxistas instalou a imagem de São Cristóvão no local onde até hoje o evento ocorre. O Santo é considerado padroeiro dos motoristas pela Igreja Católica. Conforme o sacerdote, as comemorações iniciam já no próximo domingo (25). Haverá celebração na igreja central, e entre os dias 2 e 7 de julho estão previstas atividades religiosas na cidade. O auge da festa será às 15h do dia 8 de julho, quando será realizada uma concentração de motoristas no entorno do templo religioso, no bairro Cidade Alta, seguido de carreata.
A programação segue até o domingo (9), com o desfile de máquinas agrícolas, almoço e outras atividades. O encerramento será às 19h com celebração e show do padre Antônio Maria.
Padre Daniel destacou o público registrado no ano anterior e a expectativa para 2023. “No ano passado, conseguimos alcançar 900 caminhões e este ano esperamos mais de mil", destacou.
O requerimento para que a festa fosse divulgada na Assembleia Legislativa foi do deputado Volnei Weber (MDB). Ele agradeceu a presença do religioso e reforçou que essa grande festa é em honra aos agricultores e motoristas. “A fé é nula sem ação e sem obras e participar desse evento motiva as pessoas a viverem em comunidade e, assim, vamos vencer as adversidades".
Agência AL