Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/07/2022 - 19h01min

Fecam apresenta tema do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios

Imprimir Enviar
Presidente da Comissão Organizadora do Comac, prefeito de Agrolândia, José Constante
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam) apresentou, na noite desta quarta-feira (13), na sala dos prefeitos na Assembleia Legislativa, a programação do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (Comac-SC), que será realizado entre os dias 9 e 11 de agosto, em São José. O congresso, que terá espaço para os candidatos ao governo do Estado e aos presidenciáveis para se apresentarem e receberem as reivindicações dos municípios, terá como tema “Governança para a sustentabilidade e boas práticas”.

O presidente da Comissão Organizadora do Comac, prefeito de Agrolândia, José Constante (PP), explicou a ampliação do congresso, que antigamente era voltado a um evento direcionado aos prefeitos de Santa Catarina. “O objetivo foi dar maior amplitude, maior participação efetiva da sociedade organizada e não apenas ter um viés político, voltado aos prefeitos. A proposta é envolver toda sociedade, os técnicos dos municípios, das associações e dos consórcios, pensando num debate a médio e em longo prazo que tenha um resultado efetivo para todos os 295 municípios catarinenses.”

A programação, detalhou Constante, prevê três dias com temas amplos, aberto para todos, e temas mais voltados aos técnicos, que serão divididos em salas específicas. “Citamos, como exemplo, temas voltados para a assistência social, equipe de engenharia, de educação.” O presidente da comissão diz que os candidatos ao governo do Estado já confirmaram presença na noite do dia 10 de agosto, quando haverá um período de dez minutos para cada um apresentar sua proposta e depois receberem as reivindicações dos municípios. No dia 11, de manhã, será aberto para apresentação dos presidenciáveis, que ainda estão sendo convidados.

Ele salienta que o Comac possui como foco três eixos que serão abordados nos debates: inovação, sustentabilidade e boas práticas. Entre as pautas, a transformação digital em serviços públicos, licenciamento ambiental e a implementação da política de habitação em Santa Catarina.

A diretora executiva da Fecam, Sisi Blind, observou que quando foi escolhido o tema do congresso, que é a governança para sustentabilidade, foi pensado num processo que vai desde administrativo até questão ambiental, considerando as relações humanas. “O tema nos chama ao debate diversificado, nos traz temas que vão desde o conselho de violência contra a mulher até toda questão de como fazer uma gestão pública apoiada na tecnologia, de forma mais eficiente e eficaz, para que tenhamos nos municípios, que é à base da sociedade, uma melhor condição e formação de agentes públicos.”

O Comac será realizado no Hard Rock Live (Arena Petry), em São José, completou a diretora executiva, lembrando que o evento está balizado na inovação, sustentabilidade e boas práticas, permitindo um espaço de conversa, vivências e apresentação de soluções entre os participantes, visando à discussão de reposicionamento e conhecimento de ferramentas aplicáveis nos municípios. “O Comac é considerado o maior evento de integração dos municípios de Santa Catarina. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e entidades que representam o municipalismo catarinense estarão reunidos durante os três dias de Congresso.”

Além das pautas municipalistas, o Comac terá outras atrações. A palestra inaugural será realizada pelo historiador e professor Leandro Karnal. Sobem ao palco também, na primeira noite do evento, Maricotinha e Banda Militar. A segunda noite do Congresso terá um show exclusivo do Dazaranha. A abertura oficial ocorre no dia 9 de agosto, a partir das 9h30.

Voltar