Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/06/2023 - 17h39min

Evento capacita profissionais para inclusão de alunos com deficiência

Imprimir Enviar
Seminário reúne cerca de 300 profissionais da educação até esta sexta-feira (23).
FOTO: Agência AL

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa promove até esta sexta-feira (23) o 1º Seminário de Educação Especial de São João Batista, no Vale do Rio Tijucas. O evento, que teve início na manhã desta quinta-feira (22), é realizado em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc.

O objetivo principal é oferecer capacitação para os professores da rede pública municipal de ensino de São João Batista, voltada à inclusão dos estudantes com deficiência na educação regular. Cerca de 300 profissionais participam do seminário.

“Não adianta apenas colocar um aluno com deficiência intelectual na sala de aula, temos que nos preocupar com a qualidade da formação dos professores, com as orientações para os pais e principalmente para que os educadores possam oferecer as condições para o desenvolvimento desses alunos”, justificou o presidente da comissão, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), proponente do evento. “Nossa comissão se preocupa em fornecer informação de qualidade, que promova uma inclusão de verdade.”

O seminário foi aberto com a palestra da supervisora de atividades educacionais extensivas da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Fabiana de Melo Garcez. Ela apresentou os conceitos que envolvem a inclusão das pessoas com deficiência no ensino regular, além das práticas necessárias para que promover a inserção desse público, sem que haja prejuízos em seu aprendizado.

“Mostramos qual o papel da inclusão, quais são os processos, quais as práticas importantes que precisam ser utilizadas pelos professores para que realmente os alunos com deficiência façam parte do ensino regular”, explicou a palestrante. “É um desafio grande em virtude do número de crescente de crianças que estão nascendo com alguma deficiência. Já há estatísticas científicas que comprovam um aumento no número de pessoas com autismo, no mundo todo, daí a necessidade da qualificação dos professores.”

O secretário da Educação de São João Batista, William Mafessolli, participou da abertura do seminário. Ele destacou a importância da parceria com a Alesc para a realização do evento. “Sabemos que essa demanda está aumentando dia a dia e nossos professores precisam estar preparados. Essa parceria com a Assembleia vai trazer muitos benefícios para a inclusão dos alunos com deficiência”, disse.

O seminário em São João Batista prossegue nesta sexta-feira, com palestras sobre neurodesenvolvimento e habilidades de estimulação e a importância das estratégias diversificadas na condução das práticas inclusivas, entre outros temas.

(Com informações de Rádio AL)

Voltar