Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/10/2023 - 19h43min

Encontro na Alesc debate sobre a agricultura urbana

Imprimir Enviar
Encontro Municipal de Agricultura Urbana encerrou nesta sexta-feira (20) no Plenarinho da Alesc.
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A Assembleia Legislativa sediou nesta sexta-feira (20), a mesa de encerramento do 8° Encontro Municipal de Agricultura Urbana de Florianópolis. A atividade teve como tema a perspectiva da agroecologia e da agricultura urbana nacional e contou com a participação de representantes da Fundação Oswaldo Cruz e de pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A reunião foi realizada na Alesc por iniciativa do deputado Marcos José de Abreu - Marquito (PSol). “A agricultura urbana é um grande instrumento para políticas públicas nas cidades porque pode ser uma estratégia de segurança alimentar, terapêutica, laboral, trazendo também benefícios ambientais, por isso, precisa ser trabalhada de forma intersetorial. A atividade desprende pouco empenho de recursos e traz um grande retorno para a sociedade”, destaca Marquito.

A implementação de políticas públicas que incentivem a agricultura familiar foi uma das principais questões debatidas no evento. A vereadora de Florianópolis, Tânia Ramos (PSol), falou sobre a importância da agricultura para o combate à fome. “Em um país com cerca de 80 milhões de pessoas passando fome, é fundamental trazer este debate e promover o incentivo a esta cultura, de produção de alimentos sem agrotóxicos, de cozinhas e restaurantes comunitários para atender nossa população."

Em Florianópolis, a Rede Semear reúne organizações da sociedade civil, representações de organizações e instituições públicas, que desde 2015 promovem encontros municipais com o objetivo de debater a agricultura urbana nos espaços de construção de políticas públicas, para atender as demandas das comunidades.

“Florianópolis é referência neste tema, por meio da compostagem, da implantação de hortas em escolas e em centros de saúde. São diferentes formas de fazer agricultura na cidade, que auxiliam não só na questão nutricional, mas também na promoção de espaços de sociabilidade, de encontros e de trocas”, diz Erika Sagae, representante da Rede Semear Floripa.

Durante o evento de encerramento também foi lançado o Livro Infantil “O Tesouro do Meu Avô”,  escrito pelos extensionistas da Epagri Cristina Callegari e Altamiro Matos Filho, e também pelo pesquisador Argeu Vanz. A obra tem objetivo de resgatar o conhecimento sobre plantas alimentícias não convencionais.

Com informações de João Mesquita

Voltar