Deputados elogiam transplantes de coração e defendem revogar leis inócuas
Representantes do PT e do PL elogiaram a celeridade com que são realizados os transplantes de coração, enquanto membro do Novo sugeriu revogar um conjunto de leis inócuas durante a sessão de quarta-feira (30) da Assembleia Legislativa.
“Os transplantes do SUS geraram muita repercussão com o transplante do Faustão, que era o segundo da lista e recebeu um novo coração, revelando desconhecimento e indignação de muitos por imaginarem que estaria furando a fila”, comentou Neodi Saretta (PT).
O deputado lembrou que o Sistema Nacional de Transplantes Brasileiros possui uma central nacional e centrais estaduais. As listas de espera são geradas pelas centrais estaduais e os órgãos não utilizados no estado são destinados à gestão da central nacional.
“Há uma lista única para a rede pública e privada, organizada por ordem de chegada, com critérios da compatibilidade, gravidade do caso, tipo sanguíneo do doador. Pacientes em estado crítico podem ser atendidos com prioridade”, explicou o presidente da Comissão de Saúde.
No caso de Santa Catarina, informou Saretta, nos primeiros seis meses de 2023 foram realizados cinco transplantes de coração, sendo que o último transplantado entrou na fila no dia 11 de agosto e o transplante foi realizado no dia 25.
“Ontem a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou que a fila para receber um coração foi zerada”, comemorou Saretta.
Maurício Eskudlark (PL) também elogiou a gestão dos transplantes pelo SUS.
“Se criou polêmica, mas tenho um colega delegado que precisou de um transplante urgente, foi internado. Como era um caso grave, entrou na preferência e ele rapidamente teve um caso compatível e em questão de uma semana recebeu um novo. O que aconteceu com o Faustão não é novidade no sistema de saúde”, sustentou o vice-presidente da Casa.
Já o deputado Matheus Cadorin (Novo) anunciou a proposição de um “revogaço” de leis consideradas inócuas.
“A Frente Parlamentar da Liberdade Econômica identificou quase 100 leis vigentes que atrapalham o empreendedor que gera emprego e renda, burocratizando e elevando os custos”, anunciou Cadorin.
De acordo com o representante de Joinville, o primeiro pacote compreenderá cerca de 20 leis, entre as quais a que versa sobre a qualidade do papel dos comprovantes dos caixas eletrônicos; e a que proíbe o uso de termômetro com mercúrio na rede hospitalar e farmacêutica, já proibido pela Anvisa.
Marcos da Rosa (União) apoiou Cadorin.
“Quero me somar a Vossa Excelência e assinar junto os projetos. A nossa principal função é não permitir que leis absurdas, que ferem princípios morais ou que dificultem quem produz, sejam aprovadas, porque já há um excesso de leis”, avaliou.
DNA social
Maurício Peixer (PL) homenageou os voluntários que atuam nas comunidades terapêuticas e destacou a importância de ocupar os jovens no contraturno escolar.
“Essas pessoas voluntárias têm no seu DNA o social, não é querer fazer assistencialismo, mas um gesto de amor, elas renunciam a muitas atividades para ajudar o próximo”, afirmou Peixer, insistindo, por outro lado, na importância de “manter o jovem ocupado no contraturno, porque quando eles estão em atividade, com certeza estarão longe da criminalidade”.
Guaramirim, 74 anos de emancipação
Peixer homenageou na tribuna o município de Guaramirim pelos 74 anos de emancipação, celebrados no último dia 28 de agosto.
“Acompanhamos todos os desfiles, tenho orgulho de ver a gente e a cidade em que nasci, quando saí, em 1974, Guaramirim tinha 9 mil habitantes e hoje tem quase 50 mil. A gente nunca esquece a terra em que nasceu”, garantiu Peixer.
Vin Vêneto
Peixer ainda repercutiu a realização de uma festa em Joinville para celebrar a imigração italiana para a região Norte do estado.
“Uma festa que voltou depois de 11 anos, a Vin Vêneto, uma festa italiana, organizada pelo Círculo Italiano de Joinville. A abertura foi na quinta-feira com o tombo da polenta e nos quatro dias recebeu em torno de 30 mil pessoas com música italiana, comida típica e vinho. Foram servidos 2,5 mil quilos de polenta”, declarou Peixer, referindo-se à farinha de milho cozida que os imigrantes italianos encontraram na América e adotaram em sua culinária típica.
Eleições de conselheiros tutelares
Marcos da Rosa convocou os catarinenses para participarem das eleições dos conselheiros tutelares, que acontecerá no primeiro domingo de outubro.
“Se envolvam e participem do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares, a eleição será no primeiro domingo do mês de outubro. Tem gente que acha que são em todos os pontos de votação, mas não é desta forma, são apenas alguns pontos, então precisa cobrar do município para que os pontos sejam divulgados”, alertou o parlamentar.
Más notícias para Jaraguá e Guaramirim
Lunelli (MDB) classificou de “não animadoras” as últimas notícias sobre a duplicação do trecho estadualizado da BR-280, entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, no Norte do Estado.
“As notícias para Jaraguá do Sul não são animadoras, a novela da duplicação do trecho estadualizado da BR-280 parece estar longe do fim. Os pagamentos do estado estão em dia, ao contrário do que a empresa vem alegando, e mesmo assim não estão honrando os contratos, os trabalhos não avançam”, reclamou Lunelli.
Em aparte, Dr Vicente Caropreso (PSDB) concordou com o colega.
“Desde agosto do ano passado está essa embromação, a empresa está enrolando, acho que está na hora da Secretaria de Infraestrutura dar uma basta, se os caras não querem, que se faça uma nova licitação”, sentenciou Caropreso.
Mais uma vara em Turvo
Tiago Zilli (MDB) agradeceu os colegas pela aprovação de moção de sua autoria apelando ao presidente do Tribunal de Justiça (TJSC) para a implantação de mais uma vara em Turvo.
“Já foi aberto o processo administrativo em 10 de março de 2023”, informou.
Agradecimento à Defesa Civil
Tiago Zilli agradeceu a rapidez com que a Defesa Civil atendeu os municípios do Sul que foram atingidos por um temporal de granizo na noite do dia 23.
“Quero fazer um agradecimento à Defesa Civil, no outro dia pedi ajuda para o governo do estado e gostaria de dizer que a Defesa Civil no sábado já atendeu os municípios”, revelou Zilli, acrescentando que Balneário Gaivota recebeu 25 mil telhas; São João do Sul, 13 mil; e Sombrio, quase 4 mil.
AGÊNCIA AL