Deputados elogiam energia trifásica no interior e querem câmeras nas salas
Membros do PL, MDB e União elogiaram o lançamento de programa de energia trifásica para o interior e reivindicaram a instalação de câmeras dentro das salas de aulas na sessão de terça-feira (4) da Assembleia Legislativa.
“Um dia especial com o lançamento do programa da energia trifásica, me orgulha poder falar, porque lutei muito na nossa região do Alto Vale, uma das mais carentes de energia trifásica no interior, fico muito feliz por este ato do governador Jorginho Mello”, elogiou Oscar Gutz (PL).
Segundo o deputado, o programa prevê a construção de 500 km de linhas trifásicas, sendo 90 km no Alto Vale do Itajaí.
Carlos Humberto (PL) acompanhou o colega de partido.
“Uma das coisas que mais escuto falar é energia trifásica, garante o futuro do interior, que tanto produz e contribui”, reconheceu Humberto.
Já a deputada Ana Campagnolo (PL) explicou aos colegas que lei aprovada na semana que passou, de autoria de Jair Miotto (União), autorizou a instalação de câmeras nas áreas externas das escolas estaduais, deixando de fora o interior das salas de aulas.
“O projeto de Jair Miotto tornava obrigatória a instalação de câmeras nas áreas de convivência e dentro das salas de aulas”, lembrou a parlamentar, acrescentando que emenda patrocinada por parlamentar do Partido dos Trabalhadores, e que foi aprovada, retirou a obrigatoriedade de instalar câmeras dentro das salas de aulas. “Falta de sintonia com a realidade”, criticou Campagnolo.
Jair Miotto ponderou que o texto da lei aprovado foi “o possível” e revelou que há “burburinhos” de que o Executivo vetará os autógrafos da lei aprovada, uma vez que cria despesas, uma competência legal do Executivo. O deputado ainda sugeriu a apresentação de outro projeto contemplando as câmeras nas salas.
Sérgio Guimarães (União) e Emerson Stein (MDB) também opinaram sobre a segurança nas escolas.
“Apresentamos projeto de portas giratórias, tá certo, não inibe, mas temos de lutar por cada dispositivo que possa dificultar a vida dos vagabundos”, avaliou Guimarães.
“Em Porto Belo instalamos totens de segurança nas escolas e núcleos de educação infantil (NDIs), com alarme direto na central de monitoramento, um ano instalados e zero ocorrências, os que ficavam próximos para vender drogas, não apareceram mais”, revelou Stein.
Banheiros de uso misto
Humberto criticou decisão do Instituto Federal de Brusque que regulamentou o uso misto de banheiros, vestiários e dormitórios da instituição.
“Brusque fez no mês de março uma audiência pública para discutir um problema muito sério e que está acontecendo no Instituto Federal. Os vereadores e o Grupo de Proteção da Infância e Adolescência discutiram portaria que garante o uso de espaço segregado por gênero de acordo com a identidade de gênero com que a pessoa se identifica”, relatou Humberto, que exibiu no telão da tribuna depoimento de uma mãe cuja filha identificou um menino no banheiro feminino.
Humberto afirmou que projeto de lei de autoria de Jessé Lopes (PL), de 2021, proíbe esse compartilhamento de banheiros entre homens e mulheres e adiantou que apresentará emenda estendendo a proibição aos vestuários e dormitórios.
Ana Campagnolo e Jair Miotto parabenizaram Humberto pela iniciativa e prometeram apoio para aprovar o referido projeto de lei.
Reforma dos hospitais
Stein parabenizou a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, pela visita aos hospitais e pela decisão de reformar o Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, em 180 dias.
“A gente não pode olhar pelo retrovisor, mas tem de mostrar a realidade que foi encontrada”, analisou Stein.
Xerifão do Morro do Posto
Mário Mota (PSD) lamentou a morte do ex-jogador do Inter de Lages Eduardo Antunes de Castro, conhecido localmente como “Xerifão do Morro do Posto”, bairro localizado defronte ao centro antigo da cidade de Lages.
“Recentemente perdemos um ídolo do futebol lageano, o Zé Melo, e agora perdemos outro grande ídolo do Inter, o Eduardo, Xerifão do Morro do Posto, uma figura querida e respeitada. O velório será na Capela Bom Samaritano, a partir das 17 horas”, noticiou Mota.
Fim da cela especial
Mota repercutiu a decisão unânime dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com o benefício da cela especial para pessoas com curso superior.
“Não há justificativa para tratamento diferenciado com base no grau de instrução, é uma medida discriminatória”, argumentou Mota, esclarecendo em seguida que apenas 11,3% dos brasileiros têm curso superior e que o percentual cai para 5,65% se considerados só pretos e pardos. “Beneficiava quem já é mais favorecido socialmente”, concluiu Mota.
SC-108
Marquito (Psol) classificou de deprimente o estado da rodovia SC-108, localizada na região de Angelina e Major Gercino e utilizada para escoar a produção de cebola, fumo e batata salsa.
“O problema é que a rodovia foi licitada pelo ex-governador Moisés e que o início do contrato seria dezembro de 2022 e final em maio de 2025. O status no Portal de Transparência é de que aguarda licenciamento ambiental para posterior liberação de recursos”, registrou Marquito, que apelou ao governador Jorginho para que execute a obra.
Aeroporto de Correia Pinto
Lucas Neves (Podemos) registrou a passagem de um ano do funcionamento do aeroporto regional do Planalto, localizado em Correia Pinto.
“Em 4 de abril do ano passado era realizado o primeiro voo regular da Azul no aeroporto de Correia Pinto, tive o prazer de participar daquele evento histórico. De um ano para cá, mesmo com uma série de dificuldades, o aeroporto conseguiu se consolidar. Foram 20 anos esperando pelas operações regulares”, declarou Lucas, acrescentando que já foram realizados cerca de 30 mil embarques, com taxa de ocupação média próxima de 70% por voo.
Agência AL