Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/11/2012 - 15h25min

Deputado federal Pedro Uczai lança livro sobre ferrovias

Imprimir Enviar
Deputado federal Pedro Uczai (PT) - Arquivo

Nesta quinta-feira (22), às 19h30, no hall da Assembleia Legislativa, o presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), lança o livro “Ferrovias e Desenvolvimento – Esse é o caminho”.
O livro é uma sistematização de ideias originadas a partir de aprofundamentos e debates realizados pela Frente Parlamentar das Ferrovias e traz uma série de artigos que apresentam uma perspectiva sobre os benefícios e resultados que um projeto estratégico de malha ferroviária, aliando aos demais modais de transporte, pode representar para o desenvolvimento do Brasil.
Para o deputado Uczai, o livro apresenta uma amplitude de opiniões que enriquecem o debate sobre a importância das ferrovias. “A proposta da produção de novos conhecimentos sobre esse setor contempla uma das linhas centrais da organização deste livro que traz um pouco da história das ferrovias, mas também projeta perspectivas de futuro e reflexões sobre o modelo nos aspectos da construção, da operação, da política tarifária, na relação entre o público e o privado, transporte de carga, transportes de passageiros, média e alta velocidade e outros temas que abrangem os mais diversos posicionamentos.”

Demais autores
O livro tem a participação de outros 23 autores: deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, Raul Carrion; presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate; ferroviário, Jerônimo Miranda Netto; ferroviário, Paulino Rodrigues de Moura; ferroviário e vereador em Bauru (SP), Roque José Ferreira; economista, Francisco Augusto Oliveira; engenheiro civil e de segurança do trabalho, Daniel Lena Souto; advogado, Diovani Batista Gonçalves; administrador de empresas, Paulo Roberto Franco; senador pelo estado de Goiás, Wilder Morais; economista, Roberta Zanenga de Godoy Marchesi; Sérgio Guedelha Coutinho; ferroviário, Carlos Eduardo do Nascimento; senador da República pelo estado de Rondônia, Valdir Raupp; professor, Dr. Nilson Tadeu Ramos Nunes; professor, Dr. Ronaldo Guimarães Gouvêa; coordenador da Comissão Pró-Ferrovias do Vale do Itajaí (SC), Eldon Egon Jung; presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça; arquiteta e urbanista, Angelina Wittmann; mestre em Geografia, Ana Júlian Faccio; mestre em Economia Política, Evaristo Almeida; produtor rural e advogado, Gilberto Munhoz de Macedo; economista, Paulo Borges Campos Júnior.

Pedro Uczai - Deputado federal, professor universitário, tem sete livros publicados.
Quando exerceu o mandato de deputado estadual, aprovou projetos de lei que melhoraram a vida de milhares de catarinenses.  Foi o autor do projeto que instituiu a bolsa de estudo do Artigo 170 e do projeto que deu origem à regulamentação do Artigo 170, que já beneficiou cerca de 200 mil estudantes em Santa Catarina.
Pedro Uczai, no exercício do mandato de deputado estadual, também idealizou e coordenou a Frente Parlamentar das Ferrovias, agregando os estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, esta frente garantiu a inclusão da Ferrovia da Integração no PAC 2 para integrar o oeste do Estado ao litoral, além de lutar pela reativação da Ferrovia do Contestado e a criação da Ferrosul.
Como deputado federal propôs a criação da Frente Parlamentar das Ferrovias, composta por deputados e senadores de todas as regiões do país, Pedro Uczai foi eleito presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias.
Após a realização de vários seminários para debater o tema, em 2011, no Seminário Nacional, decidiu-se pela sistematização do debate sobre ferrovias. Pedro Uczai tomou a iniciativa e organizou o livro:

Ferrovias e Desenvolvimento – este é o caminho.

Voltar