Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/03/2023 - 17h04min

Dependência tecnológica é tema de debate em parceria com a Slowphone Brasil

Imprimir Enviar

Mais de 155 milhões de brasileiros maiores de 10 anos possuem celular para uso pessoal. O número representava 84,4% da população a partir dessa idade em 2021, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE. Outro estudo, divulgado pela plataforma de mídia Digital Turbine, mostra que 20% dos brasileiros não ficam mais de 30 minutos longe do celular. O acesso à tecnologia mobile, especialmente pós pandemia, é apontado por estudiosos como um dos fatores que contribuem para a dependência tecnológica, ou mais recentemente a nomofobia, ou medo de estar sem acesso ao celular. Um tema que tem sido abordado em programas de tv com o objetivo de discutir as relações entre as pessoas e a tecnologia.

Santa Catarina é um dos estados brasileiros pioneiros em relação ao debate, a partir da Lei Estadual Nº 17.785/2019, de autoria da ex-deputada e atual coordenadora da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, Marlene Fengler, que instituiu a Semana de Orientação, Prevenção e Combate à Dependência Tecnológica em Santa Catarina, sempre nos últimos dias de março, integrando o calendário anual de campanhas institucionais do Estado.

Segundo Marlene, as ferramentas tecnológicas revolucionaram o desenvolvimento humano, permitindo a transposição de barreiras sociais, culturais e geográficas, interferindo em diversos aspectos da sociedade e, especialmente, na comunicação e interação entre os indivíduos. Entretanto, o impacto das tecnologias de informação cria uma nova dinâmica social e alterna o modo de vida das pessoas e a maneira de elas se relacionarem. "É preciso debater essa nova realidade e conscientizar a sociedade sobre a questão. O vício pode transformar uma pessoa e modificar toda a estrutura familiar e é preciso que se jogue luz sobre a questão e se busque soluções", ressalta ela.

Justamente para debater o problema que, de acordo com uma pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo concluiu que existiam no Brasil em 2019 mais de 8 milhões de pessoas viciadas em internet, a Escola da Alesc em parceria com a Slowphone Brasil realiza um seminário online, nesta quinta-feira (30), às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do youtube da Escola da Alesc (https://www.youtube.com/live/FJZH2yYb...).

Participam do encontro virtual a ex-deputada Marlene Fengler; a psicóloga e psicopedagoga Roseane Bernartt, conselheira técnica do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana; Célio Alves de Oliveira, presidente do Conselho de Educadores da Escola de Pais do Brasil; Italo Fogaça, empreendedor e escritor dos livros "Vício do Século" e "10 Razões para Manter seus Filhos Longe das Telas"; Catarina Marques, médica, psicóloga, especialista em Adolescência, em Terapia Familiar, em Terapia Cognitiva Comportamental e em Psicologia Positiva e a pedagoga Márcia Fiates.

Voltar