Estudantes que representarão SC em competição mundial recebem moção de aplauso
Os estudantes de Joinville, Leonardo Akira Rosa e Lucas Hitoshi Ogawa, ambos com 18 anos, receberam na tarde desta terça-feira (3), na Alesc, uma moção de aplauso pela conquista do terceiro lugar na seletiva nacional do WorldSkills organizada pelo Senai.
A homenagem foi entregue pelo autor da indicação, deputado Mauricio Peixer (PL), que ressaltou a importância do reconhecimento destes jovens. “Precisamos prestigiar estes alunos, entender que gestos como estes incentivam outros estudantes a levar o nome de Santa Catarina e do país pelo mundo.”
Prestigiaram a entrega os deputados Mário Motta (PSD), Zé Caramori (PSD), Sargento Lima (PL), Lunelli (MDB) e Emerson Stein (MDB). Os parlamentares enfatizaram o trabalho realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no ensino profissionalizante e sua relação no desenvolvimento da indústria no estado.
A “WorldSkills” fortalece o ensino profissionalizante e oferece para a indústria profissionais qualificados e competentes. A competição é uma das principais vitrines profissionais do país, expondo o talento de jovens estudantes. Lucas e Leonardo competiram na categoria Indústria 4.0.
“Passamos uma semana em Minas Gerais, foram três dias de prova, correndo contra o tempo para entregar o trabalho, horas de trabalho e avaliação”, diz Lucas.
Akira destaca que a competição ajuda a aprimorar qualificações e é um incentivo para seguir na área que escolheu. “Em meu caso, a parte que mais gosto é da robótica e a competição nos ajuda a competirmos e nos aproximarmos das necessidades das indústrias.”
A dupla Akira e Ogawa ficou em terceiro lugar, na categoria Indústria 4.0, atrás apenas das equipes de São Paulo (1º) e Minas Gerais (2º). Agora os representantes catarinenses representarão Santa Catarina e o Brasil na maior competição de educação profissional do mundo, que terá sua edição mundial em setembro de 2024 em Lyon, na França.
Com a colaboração de Paulo Corrêa