Bancada da GranFpolis define obras prioritárias para região e evento dos 10 anos do Plamus
A Bancada da Grande Florianópolis, coordenada pelo deputado Marquito (Psol), promoveu uma reunião na manhã desta terça-feira (14) para dar seguimento a três temas em discussão no colegiado.
O primeiro deles em relação à situação das obras nas principais rodovias estaduais que cortam a região. Foi decidido que o colegiado promoverá visitas de inspeção nas que já estiverem sendo executadas e que convidará o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, para falar sobre as que estiverem paradas.
Em outro ponto da reunião, ficou acertado que o grupo irá elaborar uma moção de apelo para a execução de diversas demandas em relação à BR-101. A proposta é que após a aprovação em plenário, os integrantes da bancada viajem a Brasília para levar o documento à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), à Artéris Litoral Sul, (empresa concessionária da BR-101), e ao Ministério dos Transportes.
Entre as ações elencadas na moção devem constar: a implantação de uma ciclovia no trajeto do pedágio de Palhoça até Tijucas; a construção de um túnel no Morro dos Cavalos; a construção de um elevado ligando a BR-101 à BR-282; e a implantação de uma faixa exclusiva para motocicletas entre as rodovias, em ambos os sentidos, no percurso entre Palhoça e Florianópolis.
Por fim, foi decidido que a bancada promoverá a realização, no dia 20 de junho na Assembleia Legislativa, de um evento (seminário ou reunião ampliada) relativo aos 10 anos do Plano de Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis (Plamus).
“A gente vai fazer uma análise de como foram esses 10 anos e debater o que avançou e o que não avançou, quais foram as dificuldades, e também concentrar bastante no transporte integrado da Grande Florianópolis. Queremos observar o que o governo do Estado, especialmente, pode fazer ou protagonizar para a melhoria desse importante serviço que tem cada vez mais trazido problemas por falta de condições, de qualidade, de linhas, de incentivo aos usuários”, disse Marquito.
Também participaram da reunião, os deputados Sérgio Motta (Republicanos) e Camilo Martins (Podemos).
Agência AL