Alesc sedia exposição que marca os 55 anos da Furb
Para marcar os 55 anos da primeira instituição de ensino superior criada no interior de Santa Catarina, fundada em 2 de maio de 1964, por meio de um movimento comunitário que tinha objetivo interiorizar os cursos de graduação no estado, estará aberta até o dia 10 de setembro a exposição “Memória Fotográfica Furb 55 anos”, no Espaço Didático Cultural da Assembleia Legislativa. A exposição vai percorrer os principais municípios catarinenses para divulgar a data e a importância da Universidade Regional de Blumenau (Furb) para região do Médio Vale do Itajaí e para os catarinenses.
O vice-reitor da Furb, João Gurgel, relata que a Furb surgiu menos de quatro anos depois da criação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em dezembro de 1960, e pouco depois da criação da Faculdade de Educação (Faed), em 1963, e a Escola Superior da Administração e Gerência (Esag), fundada em 1964, todas em Florianópolis, consideradas os marcos iniciais da Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Udesc). Neste período de 55 anos, a Furb contabiliza mais de 40 mil egressos dos 40 cursos de graduação, 12 de mestrados e quatro de doutorados.
Além de imagens, a exposição apresenta também objetos que fizeram parte da história universitária, como vestes dos primeiros reitores, pelerines e borlas da época, além de livro de inauguração com a assinatura de visitantes ilustres, como o ex-governador Ivo Silveira. De acordo com o vice-reitor, depois da exposição na Alesc, a “Memória Fotográfica Furb 55 anos” deve ganhar uma versão virtual, produzida pelo Centro de Memória Universitária (CMU), espaço que reúne o acervo de fotos e documentos da Furb e que organizou a mostra.
Gurgel salienta que a Furb, pela sua história, é uma instituição comunitária, que nasceu do desejo da comunidade em ter uma instituição de ensino superior próxima a suas residências e que hoje está inserida na região. O lema da Furb, ressalta o vice-reitor, consagrado em seu marco inaugural (de abril de 1968) e localizado no seu campus 1, é “Unidos Construímos a Nossa Universidade”, demonstrando a visão da instituição para o futuro: ser reconhecida pela sua qualidade e pela sua contribuição na vida das pessoas, num elo insolúvel entre universidade e comunidade.
A mostra é gratuita e fica aberta ao público até o dia 10 de julho, no primeiro andar do Palácio Barriga Verde, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.