Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/07/2022 - 06h55min

Alesc e Conselho Estadual de Educação lançam livro sobre Antonieta de Barros

Imprimir Enviar
O lançamento da obra aconteceu no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa.
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Um livro que tem como meta unir o passado com o presente e o futuro foi lançado pela Assembleia Legislativa, em parceria com o Conselho Estadual de Educação (CEE), na noite desta segunda-feira (11). Com “Antonieta de Barros – Crônicas Selecionadas”, que reúne textos publicados pela primeira mulher negra eleita para o cargo de deputada estadual no Brasil, assegura-se a necessária condição de levar às novas e futuras gerações os feitos de uma das mais ilustres catarinenses.

Com textos traduzidos para o português contemporâneo por Ramires Linhares, com legendas das palavras em desuso ou sem contexto no cotidiano atual, o livro de 150 páginas será distribuído para as escolas da rede pública de ensino. As crônicas foram originalmente publicadas entre 1929 e 1952 nos jornais “O Estado”, “O Idealista”, “República” e “Folha Acadêmica”. Para Felipe Felisbino, organizador da obra, a coletânea é um resgate histórico. “Fomos motivados pelos 120 anos de nascimento da autora, e também pela necessidade de trazer ao reconhecimento, ao debate, esta grande personalidade catarinense que tem feito a diferença nos dias atuais, de grandes conquistas, e da busca e da conquista da cidadania”, comentou.

Segundo ele, as crônicas foram divididas por temáticas sociais. “Além de darmos este reconhecimento merecido, estamos trazendo à responsabilidade esta juventude de hoje, em idade escolar, para que também participe, dialogue e debata os assuntos [abordados por Antonieta] sobre as temáticas sociais relevantes contemporâneas”, complementou.

Na opinião de Osvaldir Ramos, que preside o CEE, a publicação feita com apoio da Alesc é “a obra mais importante” já feita nos 60 anos de história da entidade. “Saber que vamos poder levar para as escolas da rede estadual de ensino um exemplar destas crônicas que traduzem a importância desta mulher é muito gratificante. Antonieta de Barros é uma referência fantástica para todos nós catarinenses. Foi a primeira deputada eleita, primeira deputada negra a presidir uma sessão de uma Assembleia Legislativa no Brasil”, afirmou. Ele crê ainda que a história de Antonieta como jornalista vai contribuir muito o ensino da disciplina de língua portuguesa, justamente pelo fato de as crônicas estarem agora disponíveis no formato original e no idioma contemporâneo.

Vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a professora Joana Célia dos Passos defendeu que o livro tem o significado de “colocar Antonieta no lugar onde ela já deveria estar há muito tempo, nas mãos das crianças, dos jovens, dos adultos das escolas”. Na visão dela, é essencial que todos conheçam a história de Antonieta e as lutas que travou, além da “importância desta mulher como jornalista, como professora, como escritora e como parlamentar.”

“Antonieta foi uma multiprofissional, atuando em diferentes frentes e sempre tendo a educação como seu principal foco. Esta obra vai fazer com que ela esteja mais presente na vida de Santa Catarina, servindo como um exemplo, um referencial para as novas gerações. Vivemos em um Estado que há uma ideologia do branqueamento muito forte. O racismo estrutural se materializa muito mais fortemente. Então, trazer Antonieta neste tempo, para que as pessoas acessem sua obra, sua história, é também mexer com este racismo estrutural que a gente ainda tem”, concluiu.

Veja aqui mais fotos do evento.

 

Voltar