Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/12/2023 - 07h52min

Alesc concede título de cidadão catarinense ao desembargador Antônio do Rêgo Monteiro Rocha

Imprimir Enviar
A Solenidade aconteceu no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa.
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Em prestigiada sessão solene na noite desta quarta-feira (6), o Parlamento catarinense concedeu o título de cidadão catarinense ao desembargador Antônio do Rêgo Monteiro Rocha.

Proposta pelo presidente da Casa, deputado Mauro De Nadal (MDB), a solenidade contou com a presença de representantes do Poder Judiciário catarinense, do Tribunal de Contas, do Ministério Público, de órgãos públicos, familiares, amigos e com a participação dos deputados Mário Motta (PSD) e Tiago Zilli (MDB). 

Para o proponente da iniciativa, o deputado Mauro De Nadal, a homenagem é um reconhecimento dos catarinenses pela história de vida do desembargador construída em Santa Catarina.

Reconhecimento à história
“Ele é natural do Piauí, mas adotou nosso estado e Santa Catarina o adotou. É um homem que militou em várias comarcas do estado, presidiu o Tribunal Regional Eleitoral, enfim, tem uma familiaridade muito grande com o nosso estado e com os catarinenses. Por isso, concedemos a ele o título de cidadão catarinense, por unanimidade, aqui na Casa. É um reconhecimento a ele, sua família e a sua história construída aqui nessa terra”, afirmou o parlamentar.

Catarinense de coração
Natural do Piauí, o desembargador Antônio do Rêgo Monteiro Rocha chegou aos dois meses em Santa Catarina e confessa que é catarinense de coração e que esta homenagem vem coroar toda a sua trajetória e história construída em solo catarinense.  

“É muito importante esse reconhecimento para mim. Estou feliz, envaidecido com a bondade dos senhores deputados da Assembleia que me concederam esse título de cidadão catarinense. Desde 2002 atuo como desembargador e essa homenagem foi uma conquista importante para mim, que tenho como fundamento de vida os pilares que recebi dos meus pais para melhorar cada vez mais como pessoa. Esse título é a  coroação. Estou feliz e contente. Viva Santa Catarina. Viva o Judiciário e viva Deus”, disse.     

Ele comenta que como atuou por 30 anos pelo interior do estado, atestou que a cidadania é algo muito importante para os catarinenses. “Tanto é que a nossa Constituição de 1988 ficou sendo considerada como a Constituição Cidadã”. Ainda, comentou o amor que o catarinense tem com a sua terra, transformando o Estado no 6º em arrecadação do Brasil.

“Tudo isso é consequência da cultura, do modo de viver do povo catarinense, que se orgulha de sua terra”, observa.

Biografia
Antônio Rêgo Monteiro Rocha é natural de Teresina, Piauí, adotou Santa Catarina como seu Estado. É formado pela PUC do Paraná, com pós-graduação e mestrado pela UFSC, dedicando-se ao ensino de direito em universidades catarinenses e instituições de formação jurídica. 

Em 1980, ingressou na Magistratura catarinense como juiz substituto, atuando em diversas comarcas, exercendo o cargo de juiz eleitoral. Ao longo de sua carreira no Tribunal Regional Eleitoral, ocupou posições como juiz auxiliar, efetivo e suplente.

Foi eleito presidente do TRE-SC entre 2018 e 2019. No Tribunal de Justiça de Santa Catarina foi eleito desembargador em 2002. Atualmente, integra a 2ª Câmara de Direito Civil no TJSC. Sua carreira é marcada pela atuação diversificada e relevante no Sistema Judiciário Catarinense.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar