Alesc acompanha inauguração do contorno viário da Grande Florianópolis
Uma cerimônia, realizada na manhã desta sexta-feira (9), em Palhoça, marcou a inauguração do contorno viário da Grande Florianópolis, considerado a maior obra rodoviária privada em todo o país, e que visa desviar parte do tráfego no trecho da BR-101 que corta a região.
O deputado Fabiano da Luz (PT) representou a Assembleia Legislativa no ato, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de ministros de Estado, e da vice-governadora do estado, Marilisa Boehm, entre outras lideranças políticas e representantes de órgãos públicos.
"Esta é uma obra aguardada há 12 anos pela população do litoral e desde que ela iniciou, havia o anseio pela sua conclusão para desafogar o trânsito e dar mais agilidade no fluxo dos veículos que circulam pela BR-101. E a Assembleia Legislativa vem há muitos anos fazendo esta cobrança. Os deputados realizaram visitas, montaram comissões e frentes parlamentares, exigindo a solução para este gargalo. Esta obra é tão importante para o cenário que outras regiões do litoral começam a se manifestar solicitando também a implantação do contorno viário", destacou o parlamentar.
Na abertura do evento, o diretor-presidente da Arteris Litoral Sul, Sergio Garcia, empresa concessionária de trecho da BR-101 e responsável pela construção do contorno reconheceu que a via, de 50 km de extensão, está sendo entregue além da data inicialmente estipulada. Ele afirmou, entretanto, que o empreendimento ficará marcado pelos benefícios gerados para a população.
“Acho que o mais importante de tudo para o povo de Santa Catarina, que teve essa paciência, é receber uma obra emblemática, que vai transformar, com certeza, essa região.”
Após fazer o descerramento da placa alusiva à solenidade, que permitiu a passagem dos primeiros veículos pela via, o presidente Lula se mostrou satisfeito por participar da entrega do contorno para a população catarinense. Em sua opinião, o trecho irá se tornar até mesmo um novo ponto turístico para o estado.
“Eu volto para casa muito orgulhoso porque governar é tornar os sonhos realidade e eu sei da importância dessa obra para Santa Catarina. Durante um bom tempo essa obra vai ser um ponto turístico, porque não tem no estado uma obra com essa qualidade".
Também integraram o palco de autoridades durante a cerimônia o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; o deputado Padre Pedro Baldissera (PT); o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e Construção Pesada de Santa Catarina, Arnaldo Camargo de Freitas; o desembargador do Tribunal de Justiça, João Marcos Buch; o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, o diretor-executivo da PRF, Alberto Raposo; entre outras lideranças e representantes dos trabalhadores que atuaram nas obras do contorno.
Sobre o contorno viário
Ligando os municípios de Biguaçu e Palhoça, em trecho paralelo à BR-101, o contorno viário da Grande Florianópolis conta com estruturas como quatro túneis duplos, 20 passagens em desnível, sete pontes e seis acessos por trevos.
A sua construção, que custou R$ 3,9 bilhões no total, iniciou ainda no ano de 2014, sendo finalizada 12 anos após o prazo inicialmente estipulado em contrato.
Agência AL