Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/03/2023 - 12h10min

Aberto na Alesc o 8º Seminário Estadual sobre Síndrome de Down

Imprimir Enviar
O Seminário Estadual sobre Síndrome de Down é promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Com o tema “Conosco e Não por Nós”, foi aberto na manhã desta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa, o 8º Seminário Estadual sobre Síndrome de Down. O  evento é realizado anualmente e se consolidou como um dos principais momentos para a troca de experiências, conhecimento e informações entre profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, familiares e a população em geral.

Na cerimônia de abertura, o vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e proponente do seminário, deputado José Milton Scheffer (PP), destacou a importância da união de esforços para a construção de políticas públicas voltadas à inclusão das pessoas com síndrome de Down. “Desde que comecei a estudar o tema no início do meu mandato, encontrei uma multidão de pessoas envolvidas pela causa. Já fizemos dezenas de seminários, eventos, criamos leis e chamamos a atenção do Executivo para o tema. Isso tem representado avanços significativos para esta parcela da população.”

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), pontuou alguns projetos de lei aprovados pela Assembleia Legislativa e outros que foram apresentados, com o objetivo de auxiliar as famílias de pessoas com deficiência em Santa Catarina. “Como presidente da Comissão me comprometo em continuar promovendo o debate e em tomar decisões, ouvindo os mais interessados, que são vocês, sem excluir as organizações que representam as pessoas com deficiência.”

Para o diretor administrativo-financeiro da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, Marco da Costa, o tema “Conosco e não por Nós”, propõe a reflexão sobre a importância da autonomia e garantia de que as pessoas que têm esta característica possam exercer suas capacidades enquanto cidadãos. “Cabe a nós, pais, organizações não-governamentais, legisladores e Executivo, proporcionar o maior número de situações em que estas pessoas possam falar e fazer por si. Hoje o Brasil terá uma representante com Síndrome de Down falando em uma Sessão da Organização das Nações Unidas e, para nós, isso é motivo de orgulho”, acrescenta.

Já a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Probst, reconheceu o trabalho das entidades do terceiro setor que realizam o atendimento ao público da educação especial. “Começamos com um convênio e hoje temos seis entidades conveniadas com a Fundação, mostrando a força do movimento de Síndrome de Down.”

A secretária de Estado da Ação Social, Mulher e Família, Alice Kuerten, destacou que um dos principais desafios é garantir o cumprimento das legislações vigentes relacionadas às pessoas com deficiência. “A gente sabe que há diversas leis, mas ainda enfrentamos barreiras para a sua aplicação. Encontros como este fortalecem nossa luta pela inclusão das pessoas com Síndrome de Down na educação, no mercado de trabalho, em sociedade.”

O Seminário Estadual sobre Síndrome de Down acontece em 21 de março, data que foi designada pela ONU como o Dia Mundial da Síndrome de Down, com o objetivo de incentivar os Estados membros a debater o tema e definir estratégias para melhorar as condições de vida, de saúde, educação e cidadania das pessoas com a síndrome.

A programação do seminário se estende durante todo o dia, no auditório Antonieta de Barros, com palestras de especialistas sobre o tema. A atividade tem transmissão no canal do Youtube da Assembleia Legislativa.

Palestras:
Tema: As principais comorbidades do nascimento e na infância
Palestrante: Arlete Gadelia dos Santos Silveira
Graduada em medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro de São Paulo. Fez residência médica em pediatria no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes em São Paulo, em cardiologia infantil e cardiopatias congênitas no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, e em ecocardiografia infantil e fetal no Hospital Beneficiência Portuguesa. É especialista em pediatria pela Associação Médica Brasileira, e pós-graduada em ecocardiografia fetal no Instituto Lilian Lopes em São Paulo. Entre 2001 e 2012, atuou no consultório de cardiologia infantil da Clínica Infantil Tio Cecim. De 2013 a 2016, foi plantonista no Hospital da Criança Rede d'or São Luiz, em São Paulo.

Tema: Processos de Aprendizagem na Síndrome de Down
Palestrante: Fernanda Andrade dos Santos
Pedagoga, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, pós-graduada em psicopedagogia institucional, pós-graduada em neurospicopedagogia clínica, pela Unilas, é também pós-graduada em intervenções precoces no autismo, pela Universidade Cândido Mendes, em parceria com o CBI of Miami. Pós-graduada em intervenção aba, pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo.Foi professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e neuropsicopedagoga clínica.

Tema: Emprego Apoiado
Palestrante: Oswaldo Ferreira Barbosa Junior
Bacharel em ciências contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, possui especialização em gestão e elaboração de projetos internacionais pela mesma universidade, mestre em administração pública pela Fundação João Pinheiro, e doutor em administração pela Puc/Minas. Atua há 20 anos na gestão de projetos/negócios sociais e inclusivos em organizações do terceiro setor. É facilitador e especialista em planejamento estratégico, gestão financeira, elaboração e avaliação de projetos, estruturação, reestruturação organizacional e gestão pública. Atualmente é diretor da empresa Go - gestão de oportunidades e professor associado da Fundação Dom Cabral. Consultor em gestão de projetos e negócios sociais e professor universitário.

Tema: Recém-nascido e o envelhecimento na síndrome de Down
Palestrante: Guilherme Roberto Colin
Médico formado pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná; Especialista em Pediatria pelo Hospital Evangélico de Curitiba e em Genética Clínica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/Paraná). Também possui especialização em Síndrome de Down pelo Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas (Cepec/SP). Atualmente é médico do Hospital Infantil Jeser Amarante Farias, Centro Hospitalar Unimed e Hospital Dona Helena.

Tema: Vida independente
Palestrantes: Marcelo Beduschi Nahas e Raquel Gonçalves de Azevedo
Roteiristas e atores do filme “Meu olhar diferente sobre as coisas”.

Tema: A construção sintática da leitura e escrita na T21 através do Método dos Dedinhos
Palestrante: Érica Almeida de Campos
Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR); Especialista em Voz pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (Cefac) e em Disfagia pelo Centro de Especialização e Pesquisas em Fonoaudiologia (Cepef). Também possui especialização em Síndrome de Down pelo Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (Cepec). Além disso, é fonoaudióloga e terapeuta em Formação do The Prompt Institute nos Estados Unidos. Membro da Therapy Taping Association.

Gicieli Dalpiaz
Agência AL

Voltar