Sargento Lima trata de eventos, gratificação e remédios com a Saúde
Retomada dos eventos, medicação para diabéticos e ampliar a gratificação para profissionais da saúde. Estes foram os temas que o deputado Sargento Lima (PL) discutiu com a secretária da Saúde, Carmen Zanotto, nesta terça-feira (13). O vereador Kiko Colombo, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Joinville, acompanhou a reunião.
O Núcleo de Eventos da Ajorpeme (Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa) elaborou um documento expondo uma série de regras sanitárias que poderiam permitir a retomada de eventos. Este é o setor mais afetado pela pandemia. A entidade argumenta que é possível realizar eventos mantendo-se distanciamento, controle do número de pessoas, sem dança, luvas descartáveis nos buffets, entre outros cuidados. Carmen Zanotto recebeu o pedido e prometeu estudar o assunto.
Outra demanda apresentada por Sargento Lima à secretária foi de profissionais da saúde de Joinville. Eles são de unidades de internação clínica destinadas a pacientes com Covid-19, de maternidades e de centros obstétricos e pedem o mesmo tratamento dado a colegas que atuam em unidades hospitalares, assistenciais e de gestão da pandemia: uma gratificação no salário.
Além disso, o deputado levou à secretária Carmen Zanotto a reclamação de um grupo de Joinville: eles pedem a retomada do fornecimento de medicação para tratamento do diabetes, insulina e análogos, como Lantus e Apidra, suspensos pela Secretaria da Saúde.
Num quarto ponto da reunião, Sargento Lima pediu à secretária da Saúde a disponibilização de recursos para que a Prefeitura de Xaxim adquira um respirador móvel.