Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/02/2023 - 13h54min

Marquito defende transição agroecológica em encontro do MST

Imprimir Enviar
Deputado Marquito no 36° Encontro Estadual do MST, em Fraiburgo FOTO: Luís Ferreira

O deputado Marquito (Psol) participou nesta semana do 36° Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Santa Catarina (MST/SC), em Fraiburgo. A fala do parlamentar começou com um agradecimento ao MST pelas doações de alimentos feitas nos momentos mais críticos da pandemia da Covid-19.

“Centenas de famílias nas periferias de Florianópolis, São José e Palhoça estavam em insegurança alimentar quando toneladas de alimentos chegaram dos assentamentos do MST. Diversas entidades colaboraram para isso, como o Movimento dos Atingidos por Barragens e a Via Campesina. Mas o trabalho dos comitês populares de luta foi essencial.”

Na continuação da fala, Marquito pontuou a importância do modelo agroecológico para a vida no campo e defendeu a necessidade de medidas para estimular a transição agroecológica. “Não é justa a isenção de ICMS dos agrotóxicos, por exemplo. É preciso estabelecer no estado uma tributação justa, verde, ecológica. O nosso mandato, assim como outros companheiros que estão aqui, trabalhará para isso.”

Também estiveram presentes no evento a deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC) e o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), além de uma série de movimentos sociais, representantes de entidades da sociedade civil e sindicatos.

Nos próximos dias, o movimento fará um trabalho de planejamento interno. O MST existe em Santa Catarina há cerca de 30 anos e atualmente congrega cerca de 6 mil famílias. “Olha a importância disso para a agricultura familiar em Santa Catarina”, destacou o deputado Marquito.

 

Acompanhe Marquito


Marquito
Voltar