Evolui projeto de Ivan Naatz que ampia capacitação do jovem empreendedor rural
Sob relatoria do deputado Antídio Lunelli (MDB), a Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público da Alesc, reunida na sessão itinerante de Chapecó, nesta semana, aprovou o PL 268/2024, do deputado Ivan Naatz (PL), que altera a Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo (Lei 18.624/2023) para ampliar as ações de apoio educacional oferecidas ao jovem empreendedor rural.
No parecer, o relator destacou a inclusão da capacitação voltada ao agronegócio e à agricultura familiar. A iniciativa também colabora para a permanência do campo, segundo Lunelli. “A proposta tem como objetivo ampliar as ações de apoio ao jovem empreendedor do campo, tendo em vista a importância das atividades desenvolvidas pelo produtor rural e pelo agricultor no desenvolvimento do estado”, completou o relator, destacando a importância do projeto.
O deputado Ivan Naatz complementou que a proposta inclui as escolas públicas estaduais de ensino médio na lista de instituições que deverão promover atividades de educação e formação de jovens do campo, além de prever a oferta de seminários e aulas sobre empreendedorismo rural e agronegócio e a promoção de ações para a integração de todos os membros da comunidade escolar com temáticas relacionadas a empreendedorismo rural, gestão e sucessão familiar.
“É incontestável a importância das atividades agropecuárias para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina, por isso a necessidade de incentivar a permanência dos jovens no campo, bem como sua qualificação, dada a diminuição progressiva da população rural jovem”, observou Ivan Naatz. O projeto já havia sido aprovado pela CCJ e também Comissão de Finanças e Tributação. A proposta segue agora para as comissões de Agricultura e Desenvolvimento Rural; e de Educação.
Comunicação Gabinete com Agência Alesc