Marquito homenageia ambientalistas em Evento Alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente
O auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ficou lotado, na noite da última quinta-feira (10), para o evento de homenagens às pessoas que fazem parte da comunidade de defensoras e defensores do meio ambiente, realizado pelo mandato agroecológico do deputado Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL).
O parlamentar, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, aprovou a LEI N° 19.247/2025, que institui o Dia Estadual da Promoção da Cultura Oceânica em SC, a ser celebrado anualmente no dia 8 de junho.
Foi um evento com muitos reencontros e valorização da trajetória de ativistas, atletas, artistas, escolas, organizações do poder público, do poder privado, do cooperativismo, do associativismo, grupos formais ou informais.
“Pessoas que trabalham por um mundo melhor e deixam a nossa luta mais leve e alegre pela ecologia e a justiça social”, como avalia o deputado. Ele agradeceu a todas as pessoas que lutam, diariamente e de forma incansável, no combate à poluição plástica, na defesa do ambiente inteiro, dos direitos do oceano, por justiça social.
"Nosso mandato se fortalece com cada um e cada uma de vocês”, disse Marquito a uma plateia atenta e que aplaudiu muito a quem recebeu as homenagens.
O combate à poluição plástica nos Oceanos foi o tema proposto pela ONU, no mês do Meio Ambiente (junho) e que também orientou os diversos eventos realizados pelo mandato de Marquito entre junho e julho.
Dentro desse contexto de cultura oceânica e combate a poluição plástica, o parlamentar e sua equipe promoveram ações coletivas, com atividades focadas em celebrar o mar, a vida e a consciência ambiental.
Ao todo, foram programadas 43 atividades, sendo 04 propostas pelo Mandato e 39 atividades autogestionadas, cadastradas através da campanha lançada nas redes do Deputado.
As atividades foram organizadas por: Artistas, Atletas, Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALESC, Associações, Empresa, Escola privada, Projeto de Educação Ambiental, MEl, Fundações Escolas públicas, Engenheiros, Ambientalistas, Clube, Coletivo, Centro de Educação.
No período de 30 dias de programação do Mês do Ambiente, aconteceram: audiência pública, bate papo, campeonato de surf, celebração, cineclube, cinema, coleta e análises da qualidade de água de praias, confecção com pintura de placas de sinalização ambiental, entrega de homenagem, exposição, feira de ciência, festival, intervenção urbana, mesa redonda, observação de aves, oficina cultural, oficina educativa, palestra, projeto de educação ambiental, roda de conversa, sarau e visita técnica.
Toda essa programação do Mês do Ambiente 2025 contemplou 16 cidades de Santa Catarina: Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Barra Velha Blumenau, Bombinhas, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça (Guarda do Embaú); Imbituba, Imbuia, Itajaí, Joinville, Navegantes, Pomerode, Porto Belo e São José.
Mais informações e imagens aqui:
https://bit.ly/encerradomesdoambiente2025
Mandato Deputado Estadual Marcos José de Abreu - Marquito (Psol)
Assessoria de Imprensa
Linete Martins
(48) 991295347