Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
Publicado em 24/08/2023

Santuário do Louvor: “uma Ituporanga antes e uma Ituporanga depois”

Imprimir Enviar
O Santuário do Louvor Nossa Senhora de Lourdes, inaugurado no ano passado em Ituporanga; local já se destaca no turismo religioso

E se depois de muita contemplação da natureza e da prática de esportes radicais o visitante quiser dar uma parada para orar e agradecer, o roteiro Caminhos do Alto Vale também conta com opções.

Inaugurado no dia 16 de julho de 2022, o Santuário do Louvor Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor surpreende pela estrutura e se consagra como maior ponto turístico de Ituporanga. Situado no topo de um morro no lado Oeste da cidade, o santuário oferece ao visitante um verdadeiro parque religioso, em que se destaca uma estátua de Nossa Senhora de Lourdes de 40 metros de altura. A imagem figura como um dos maiores monumentos religiosos do país, superando até mesmo o Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Para os devotos mais corajosos e que desejam observar a cidade de Ituporanga ainda mais do alto, há uma estrutura em formato de cruz de 50 metros de altura, que pode ser alcançada por meio de um elevador panorâmico. Os visitantes podem também andar pelo interior dos seus braços, a 35 metros do chão, que contam com piso e muretas de vidro e permitem uma visão ainda mais abrangente do entorno.

O local também conta com o maior terço suspenso do mundo, com 40 metros de altura, capela, gruta, velário, centro comercial e praça de alimentação. O ingresso ao local e serviços como estacionamento e a subida na cruz panorâmica são pagos, pois o complexo é de propriedade privada.

Adriane Rangel, diretora do Santuário de ItuporangaA diretora do Santuário, Adriane Rengel, explica que a atração surgiu da ideia de um empresário local, que queria construir uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes como uma forma de agradecer os sucessos alcançados durante a vida. Com o tempo, disse, o projeto foi sendo ampliado para oferecer mais conforto aos visitantes e também funcionar como um atrativo turístico para o município, em um investimento que alcançou os R$ 20 milhões.

De acordo com Adriane, mesmo ainda sofrendo os reflexos da retração no setor turístico causada pela pandemia de Covid-19, o complexo religioso registrou em seu primeiro ano de funcionamento a visita de cerca de 70 mil pessoas, sendo cerca de 70% de fora da cidade.

A movimentação, disse, já foi suficiente até mesmo para alterar o perfil econômico do município, que conta com pouco mais de 26 mil habitantes e é conhecido pela grande produção de cebola.

Ela explica que os visitantes têm impulsionado o incremento de novas vagas na hotelaria e também investimentos em empreendimentos como cafés coloniais e a visitação em propriedades rurais. “A gente diz que existe uma Ituporanga antes e uma Ituporanga depois do complexo, porque o turismo está trazendo esse desenvolvimento que antes não existia. Novas oportunidades estão se abrindo a partir daqui.”

Laurentino e o Oratório Nossa Senhora das Graças
O município de Laurentino também conta com uma atração religiosa, o Oratório Nossa Senhora das Graças.

Oratório Nossa Senhora das Graças, em LaurentinoSituado no topo do monte na Serra do Amuado, que oferece uma vista ampla do centro do município, o local já é tradicionalmente um ponto de peregrinação de fiéis por contar com uma pequena capela, edificada no ano de 1947 por um devoto da santa como agradecimento pela cura de uma doença.  No ano de 2017, entretanto, foi inaugurada uma estátua de 25,90 metros de Nossa Senhora das Graças, a maior do mundo em seu estilo.

“Minha família vem aqui desde o tempo em que existia a capelinha de madeira. Tenho muita devoção a Nossa Senhora das Graças e acompanhei a construção da imagem desde o começo. Também venho para agradecer a plena recuperação do meu filho, que sofreu um acidente de trânsito no ano de 2009, quando atuava como caminhoneiro”, disse a aposentada Zenite Mantovani Piccolin, moradora de Laurentino.

A construção da imagem foi custeada totalmente por meio de donativos da comunidade católica e não há cobrança de ingressos para quem desejar visitar o local, disse Lúcio Klock, que preside o Conselho do Oratório Nossa Senhora das Graças.

Ele destaca que o local é muito procurado também por pessoas interessadas em desfrutar das belezas naturais da região. “Este é um lugar não só de religiosidade, mas também de paz, de natureza, e um ponto que possibilita ver toda a cidade, o que encanta as pessoas.”

Elaine Luckmann de Rezende, da Secretaria de Turismo de Laurentino, também ressalta a importância do Oratório para a movimentação da economia do município, de 7.932 habitantes. “Não temos como contabilizar, porque não há controle de entrada, mas estimamos que cerca de 250 pessoas passem pelo local somente nos finais de semana e em todos os outros dias também há pessoas vindo. Geralmente famílias dos municípios do entorno, mas também de outras regiões e até de outros estados, que chegam com o objetivo de ver o Oratório e acabam passando por outras localidades também.”

Voltar