Grupos de apoio à adoção debatem formas de evitar devolução de crianças
O percentual de devolução de crianças e adolescentes nos processos de adoção já concluídos em Santa Catarina é considerado alarmante pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado. Conforme o levantamento feito pelo órgão, nos casos de adoção tardia realizados neste ano metade dos adolescentes foi devolvida às intituições de acolhimento. O problema foi debatido no segundo dia do Encontro Estadual de Grupos de Estudos e Apoio à Adoção, promovido pelo judiciário catarinense em Balneário Camboriú.
Relatos de experiências bem sucedidas no estado e em outras partes do país serviram de base para as discuções. A assitente social de Porto Alegre (RS), Sílvia Nabinger, falou sobre as iniciativas que podem reduzir o risco de fracassos nas adoções.
A presidente do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Goiânia (GO), Vera Lucia Cardoso, mostrou como um projeto desenvolvido em parceria com o judiciário conseguiu reduzir o índice de devoluções na região onde atua.
Em Santa Catarina a campanha Adoção – laços de amor, promovida pela Assembleia Legislativa em parceria com o Ministério Público, OAB e Tribunal de Justiça, caminha no mesmo sentido, incentivando a adoçãoo de crianças preteridas pelos pretendentes registrados no Cadastro Nacional.
Ao final do encontro em Balneário Camboriú, os profissionais ligados aos grupos de apoio à adoção aprovaram uma moção de repúdio às ilegalidades que ainda acotecem nas adoções e que foram noticiadas recentemente pela mídia nacional.
Últimas notícias
- 19h32min•Aprovada mudança de regra para funcionamento de ópticas
- 18h57min•Alesc aprova moção pela construção de túnel no Morro dos Cavalos
- 18h40min•Comissão aprova projeto para controle biológico do mosquito da dengue
- 18h16min•Parlamentares debatem proposta da mudança no hino de SC
- 18h10min•Pronunciamentos da sessão ordinária desta quarta-feira (9)
- 18h09min•Comissão da Alesc discute combate a crimes virtuais
- 16h48min•Bancada da Grande Florianópolis cobra soluções urgentes para o Morro dos Cavalos
- 15h21min•Comissão aprova projetos que ampliam direitos do consumidor em SC
- 15h19min•Alesc realiza audiência pública em defesa das estatais de SC
- 15h01min•Presidência da Alesc se reúne com Bancada do Norte
- 14h06min•Bancada do Oeste pede agilidade no licenciamento ambiental de obras em vias rurais
- 13h44min•Comissão de Trabalho aprova reajuste salarial para servidores da segurança pública
- 13h13min•Avança projeto que torna obrigatório cardápio físico em restaurantes