Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/08/2021 - 09h58min

Alesc presta homenagens pelo bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi

Imprimir Enviar

A maior heroína brasileira, Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, é celebrada em 2021 pelos 200 anos do seu nascimento. O bicentenário ganha destaque pela importância histórica da catarinense de Laguna que se consagrou como mãe da pátria na Itália e é considerada a principal figura feminina na consolidação do modelo republicano no mundo.

Um dos eventos que o Parlamento catarinense presta neste ano à memória de Anita é uma exposição comemorativa organizada pela Gerência Cultural. A mostra é composta por painéis que apresentam a história da homenageada. A exposição fica aberta à visitação de 16 de agosto a 30 de setembro na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, no hall da Assembleia Legislativa. Os interessados podem acessar todo o material na galeria virtual do site da Alesc.

Neste ano comemorativo, a Diretoria de Comunicação da Casa também produziu matérias especiais sobre a história da "heroína dos dois mundos". Quem quiser pode conferir as reportagens no site da Agência AL e o documentário da TVAL.

Entrevistas com:
- Adílcio Cadorin, historiador, fundador e diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita);
- Lize Souza, atriz, responsável pelo Museu Casa de Anita, em Laguna.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar