Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/08/2013 - 15h53min

Sessões ordinárias passam a ter transmissão com tradução em Libras

Imprimir Enviar
Imagem do Hino Nacional traduzido para Libras, que será reproduzido antes da abertura das sessões ordinárias: FOTO: Reprodução/TVAL

A partir desta terça-feira (6), todas as sessões ordinárias da Assembleia Legislativa de Santa Catarina transmitidas pela TVAL, a TV do Parlamento catarinense, passarão a ter tradução para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Um convênio entre o Legislativo e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) permitirá que as pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar o que é discutido e votado pelos deputados estaduais.

Pelo convênio, a FCEE cederá quatro tradutores em Libras para a Assembleia. Durante as sessões ordinárias, que ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras, esses profissionais estarão em um local reservado, acompanhando as imagens da sessão para fazer a tradução das falas dos parlamentares. A imagem dos tradutores será reproduzida simultaneamente à transmissão da sessão pela TVAL, num processo semelhante ao que já ocorre em outras emissoras públicas, como a TV Câmara e a TV Senado.

O projeto para a implantação da tradução em Libras foi um pedido da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, presidida pelo deputado José Nei Ascari (PSD), à Presidência da Assembleia Legislativa. Em julho, deputados e diretores da Casa se reuniram com a presidente da FCEE, Rose Bartucheski, para dar início ao projeto. Nesta segunda-feira (5), ocorreu a gravação, nos estúdios da TVAL, da tradução em Libras do Hino Nacional Brasileiro, que é reproduzindo antes da abertura das sessões.

O deputado Joares Ponticelli (PP), presidente da Assembleia, afirmou que inicialmente apenas as sessões ordinárias terão transmissão em Libras, mas o objetivo é ampliar esse serviço para as demais atividades parlamentares, como as sessões especiais, solenes e as reuniões das comissões. “Ao incluirmos os catarinenses que não têm a audição, vamos aproximar cada vez mais a TVAL de todos os cidadãos”, disse Ponticelli.

 

 

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar