Revista jurídica tem edição voltada à participação feminina na política
A Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (Ejesc) lançou na tarde desta quinta-feira (3) edição da revista Resenha Eleitoral focada exclusivamente na participação política feminina. O evento faz parte da programação do Congresso de Liderança Política Feminina, que ocorre na Assembleia Legislativa.
A Resenha Eleitoral é uma publicação editada pela Ejesc voltada ao desenvolvimento de ações de estímulos ao estudo, à pesquisa e à produção científica em matéria eleitoral. De acordo com o diretor da escola e juiz do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Wilson Pereira Junior, o volume lançado nesta quinta traz artigos que enfocam a participação da mulher no processo eleitoral e nos partidos políticos, entre outros aspectos.
“Trata-se de uma obra para colaborar nessa discussão sobre a liderança política feminina, com artigos que são referência no meio jurídico”, afirma Pereira Junior. O volume conta com artigos de Direito Eleitoral, comentários jurisprudenciais, papers e decisões judiciais consideradas relevantes sobre a participação das mulheres nas eleições.
Arte
Durante o lançamento da Resenha Eleitoral, as participantes do congresso acompanharam a exposição “Arte por Elas”. São obras de 22 mulheres artistas, representadas por Helena Fretta Galeria de Arte.
São trabalhos em fotografia, pintura e esculturas das artistas Adriana Füchter, Ana Sabiá, Beatriz Harger, Beta Monfroni, Betinha Trevisan, Cássia Aresta, Dirce Körbes, Ilca Barcellos, Joyce Mussi, Juliana Falchetti, Juliana Hoffmann, Juliana Stringhini, Letícia Cardoso, Luciana Petrelli, Lucila Horn, Meg Tomio, Sara Ramos, Silvia Carvalho, Susana Bianchini, Vera Sabino, Yara Guasque e Zeila Sardá, sob a curadoria de Lucila Horn.
“O conjunto dos trabalhos e o diálogo criados a partir das relações estabelecidas na construção desta mostra nos lançam questionamentos sobre o papel humanizador da arte e a presença fundamental da mulher na sociedade”, afirma Lucila.
As obras estão expostas no Espaço Cultural Jerônimo Coelho, na entrada do Auditório Antonieta de Barros, e fazem parte da programação do Congresso de Liderança Política Feminina. A mostra é organizada por Helena Fretta Galeria de Arte e o TRE-SC, por meio de sua escola judiciária.
Programação
As atividades do congresso prosseguem nesta sexta-feira (4), a partir das 8 horas. As palestras e oficinas ocorrem nas dependências da Assembleia Legislativa. A programação completa está disponível no site do TRE-SC.
Saiba Mais
- LANÇAMENTO LITERÁRIO - Resenha Eleitoral -
- Congresso sobre liderança política feminina discute os repasses das campanhas
- Mulheres levaram 22% dos 30% a que tinham direito na eleição de 2018
- Exposição retrata protagonismo da mulher nas artes
- Congresso de Liderança Política Feminina reúne 800 mulheres na Alesc