Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/10/2019 - 10h34min

Liderança sustentável deve levar em conta princípio da igualdade de gênero

Imprimir Enviar
Palestrante Fernanda Papa, da ONU Mulheres, falou sobre características da liderança para estar no espaço político de forma democrática

“Liderança Sustentável” foi o tema da palestra ministrada pela representante da Organização das Nações Unidas – ONU Mulheres, Fernanda Papa, no Auditório Antonieta de Barros, na manhã desta sexta-feira (4). A palestra abriu a programação do segundo dia do Congresso de Liderança Política Feminina, promovido pela Assembleia Legislativa e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

A ONU Mulheres é uma agência do sistema das Nações Unidas criada há dez anos por uma junção de quatro iniciativas da ONU. Tem como objetivo promover os direitos humanos e o empoderamento das mulheres. Esse compromisso dialoga com o objetivo 5 da Agenda 2030, a agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que é alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, conforme explicou Fernanda.

Durante a palestra, a representante da ONU Mulheres falou sobre as características de uma liderança para estar no espaço político de forma democrática, de modo a estimular e formar outras pessoas a estarem junto com ela, sobre como as mulheres exercem essa liderança e qual a diferença de ser uma mulher fazendo política, assim como da importância da participação política das mulheres e os obstáculos enfrentados.

Liderança sustentável
Para exercer uma liderança sustentável é preciso levar em conta o princípio da igualdade de gênero e se perguntar sempre que impacto essa ação tem sobre homens e mulheres, de acordo com a palestrante. “Existem diferenças entre homens e mulheres, é preciso pensar as ações considerando as especificidades de cada gênero”, explicou. Se o impacto for diferente, o gestor ou gestora deve pensar uma ação que possa corrigir a distorção. Ainda, segundo os conceitos empregados por Fernanda, uma liderança sustentável atua com coragem e com coerência, mas, principalmente, tem muita resiliência, sabe se adaptar aos momentos para superar obstáculos, constrói sinergias e agrega pessoas nas suas iniciativas e tem visão de oportunidade para conseguir dar visibilidade às causas das mulheres.

Saber se comunicar bem para dar seu recado de forma objetiva é uma característica importante para a liderança sustentável de uma mulher. “É muito importante também exercer uma boa escuta, e as mulheres exercem isso de forma cotidiana. Com isso, é possível construir relações de confiança”, observou. Reconhecer os homens aliados, contar com a intuição feminina e com a emoção são outras características de uma liderança feminina sustentável. “Todas essas características são muito necessárias para que a gente possa carregar, levantar e avançar no nosso objetivo de número 5”, observou.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar