Bancada do Sul pede criação de nova vara na comarca de Capivari de Baixo
Deputados da região Sul solicitam ao TJSC estrutura adicional para atender mais de 12 mil processos acumulados

Reunião com o Tribunal de Justiça
A instalação de uma segunda vara no Fórum da Comarca de Capivari de Baixo foi o tema da reunião da Bancada Regional do Sul, realizada na manhã desta terça-feira (15), na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A demanda foi apresentada ao desembargador Cid Goulart Junior, presidente em exercício do TJSC.
Deputados participantes
A reunião foi solicitada pelo deputado Pepê Collaço (PP). Além dele, participaram do encontro o coordenador da bancada, deputado Tiago Zilli (MDB), e os deputados Julio Garcia (PSD), presidente da Alesc, Volnei Weber (MDB), Rodrigo Minotto (PDT) e José Milton Scheffer (PP).
Justificativa da solicitação
"A criação de uma nova vara em Capivari de Baixo é vista como uma medida urgente e necessária para garantir maior celeridade no julgamento dos processos e assegurar aos cidadãos o pleno acesso à Justiça", afirmou Pepê Collaço. "São mais de 12 mil processos na comarca. É um número muito alto para uma única vara, o que causa morosidade."
Resposta do TJSC e expectativa
Pepê Collaço e o coordenador da bancada fizeram um balanço positivo da reunião no TJ. "O presidente do TJ reconheceu que esse é um número elevado de processos para um único juiz e se mostrou muito solícito em buscar uma solução para essa demanda, que também é dos advogados e da população de Capivari de Baixo."
"Foi uma reunião muito proveitosa e, certamente, teremos boas notícias para Capivari de Baixo", comentou Tiago Zilli. "Ficou acertado que o Tribunal de Justiça fará uma análise mais apurada dessa demanda."
Outros assuntos debatidos
A criação de uma comarca em São Ludgero — atualmente vinculada ao município de Braço do Norte — e a necessidade de mais juízes em todo o estado também foram pautas tratadas durante a reunião no TJSC.
Agência AL