Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
14:00
Ao vivo

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/12/2018 - 11h20min

Assembleia concede Moção de Aplauso à advogada Ana Cristina Ferro Blasi

Imprimir Enviar
Ana Blasi, ao centro, ladeada pelas deputadas Dirce Heiderscheidt, de azul e por Ada de Luca
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Assembleia Legislativa, acolhendo proposição da bancada feminina, concedeu, na manhã desta quinta-feira (13), uma Moção de Aplauso à advogada Ana Cristina Ferro Blasi, primeira catarinense a receber a comenda Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, concedida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados.

A solenidade aconteceu na Sala de Imprensa do Legislativo catarinense, e reuniu lideranças políticas, familiares, amigos e colegas de trabalho da homenageada.

Na ocasião, a deputada Dirce Heiderscheidt (MDB), atual coordenadora da bancada feminina, destacou o papel de Ana Cristina Ferro Blasi no estímulo do aumento da participação das mulheres na política.

Como juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), disse a parlamentar, Ana Cristina foi mentora da campanha “Mulheres na Polícia – Elas Podem, o Brasil Precisa”. Já na Ordem dos Advogados do Brasil, participou, em conjunto com um grupo de advogadas especializadas em legislação eleitoral de todo o país, da campanha que resultou na decisão do TRE em definir que 30% dos recursos do fundo eleitoral destinados aos partidos políticos fossem obrigatoriamente investidos em campanhas de candidatas mulheres.

“A doutora Ana Blasi tem todo o nosso reconhecimento por estar sempre plantando a semente da luta das mulheres de Santa Catarina, tanto na política, quanto na questão social. Ela é para nós, mulheres, uma referência e por isso recebe hoje esta justa Moção de Aplauso aqui da Assembleia Legislativa. Temos certeza que ela continuará lutando sempre pelos direitos pelas mulheres, fazendo com que a gente possa estar cada vez mais empoderadas e inseridas com igualdade diante da sociedade, não só catarinense, mas brasileira”, disse.

Ao receber a homenagem, Ana Blasi agradeceu a contribuição de servidores e colegas na realização do seu trabalho; bem como às demais participantes da bancada feminina da Assembleia - Ada Faraco de Luca (MDB), Ana Paula Lima (PT) e Luciane Carminatti (PT) - e às integrantes do Fórum Suprapartidário de Mulheres de Santa Catarina, que indicou seu nome para o recebimento da moção. “Estou muito feliz por ter conseguido trazer esse prêmio para Santa Catarina pela primeira vez e por estar recebendo essa homenagem da Assembleia em reconhecimento a este trabalho, que na verdade não é meu, mas de todo o coletivo de mulheres de Santa Catarina.”

Outras informações
Advogada, mestre e doutoranda em Direito, Ana Blasi foi diretora da OAB de 2013 a 2015 e juíza do TRE-SC entre 2015 e 2017.

No dia 29 de novembro deste ano, por indicação da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC), recebeu a comenda Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós, concedida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, em reconhecimento às mulheres que lutam em defesa da mulher brasileira.

O nome da comenda faz referência a Carlota Pereira de Queirós, primeira mulher brasileira eleita para um mandato parlamentar.  Médica, escritora e pedagoga, Carlota atuou como deputada federal e participou, entre 1934 e 1935, dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar