Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Especial

Valdemir, o pai, constrói com o filho Wendell a casa da família no bairro Vila Amizade. FOTO: Guto Kuerten/Agência AL

Cada pedaço da casa feita a quatro mãos será lembrado de forma singular por uma família unida pelo amor e principalmente pela coragem de conquistas como a aquisição da escritura do terreno onde constroem o futuro de suas vidas. O pedreiro Valdemir Cattaneo, 43 anos, sua esposa Eroni Teresa dos Santos, 43 e o filho Wendell Cattaneo, 19, receberão um dos 850 títulos de propriedade entregues por meio do Lar Legal em Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, em mais uma etapa do projeto que já beneficiou 4,3 mil famílias em 35 cidades, com a pretensão de atender 350 mil.

Entre um tijolo colocado com todo carinho e precisão, o pai orgulhoso, tenta segurar a emoção enquanto escolhe as palavras. Conta que por ele teria vendido o terreno em busca de outro local para o filho viver. "Viemos do nada. Construímos tudo juntos. Ele não nos surpreendeu em pedir para ficar e construirmos a casa juntos. Imagina como fiquei feliz. É o que pedi a Deus", lembra, segurando a comoção com os olhos marejados.

São essas histórias que o projeto de regularização fundiária Lar Legal tenta transformar em realidade. Desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) em conjunto com o governo estadual, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual (MPSC) e prefeituras, a iniciativa consiste na legalização de áreas ocupadas irregularmente por famílias em situação de vulnerabilidade social que já estão consolidadas, com moradores há décadas vivendo nesses locais.

  • Thamy Soligo
    Diretora de Comunicação Social
  • Rossani Thomas
    Coordenadora de Imprensa
  • Rubens Vargas
    Chefe de Reportagem
  • Guto Kuerten
    Textos, fotos e vídeo
  • Lucio Baggio
    Produção Gráfica