Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Sala de Imprensa


Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/09/2022 - 16h46min

Resumo da semana na Assembleia (De 26 a 30 de setembro)

Imprimir Enviar
Divulgação TRE/SC

Faltando apenas dois dias para as eleições, os veículos de comunicação da Alesc (Agência AL, TVAL e Rádio AL), com a participação das mídias sociais (@assembleiasc) e da Assessoria de Comunicação (Sala de Imprensa) se preparam para fazer uma cobertura especial, com quase 10 horas de programação ao vivo, análises e reportagens. A Justiça Eleitoral estima mais de 5,4 milhões de eleitores catarinenses capacitados a participar das eleições. No domingo, urnas sorteadas pelo TRE-SC serão auditadas no hall da Assembleia. E para trazer mais transparência na totalização dos votos e possibilitar uma apuração independente da Justiça Eleitoral, foi criado o aplicativo QRTot, já disponível para download. Confira nos links com as matérias completas e bom leitura.

Confira as orientações da Justiça Eleitoral para a votação do dia 2

A Justiça Eleitoral estima que mais de 5,4 milhões de eleitoras e eleitores em Santa Catarina estão capacitados a participar das eleições no próximo domingo (2), na qual haverá a votação para cinco cargos públicos. O estado contará com mais de 16 mil seções eleitorais, distribuídas por cerca de 3.500 locais de votação nos 295 municípios catarinenses. A Justiça Eleitoral traz informações sobre data, horário, obrigatoriedade do voto, documentos para votar, local de votação, ordem de cargos, entre outras temáticas importantes para o eleitor no dia da votação. 

TVAL, Agência AL e Rádio AL farão cobertura especial das eleições no domingo (2)

A equipe de comunicação da Alesc fará uma cobertura especial das Eleições no Estado,  com quase 10 horas de programação ao vivo, análises e reportagens. Para manter os catarinenses informados sobre o processo eleitoral no Estado, a Casa manterá equipes de reportagens nos principais seções eleitorais de Florianópolis e também no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), para acompanhar o processo de votação e a apuração dos votos.

Justiça Eleitoral, segurança e infraestrutura preparadas para eleições 2022

“Está tudo pronto para as eleições neste domingo”, afirma o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, após o final da última reunião de alinhamento do Gabinete de Pronta Resposta (GPR) para as Eleições 2022, realizada nesta quarta-feira (28), na sede da Justiça Eleitoral. O GPR reúne grupos de inteligência, segurança e infraestrutura para, em conjunto, promoverem a segurança, a transparência e a lisura de todas as etapas do processo eleitoral. De acordo com o presidente do TRE-SC, o gabinete foi montado para que se alguma coisa aconteça no dia das eleições todas as entidades públicas e privadas que atuam para sua realização estejam pontuadas e localizadas junto à Justiça Eleitoral.

Definida a logística do transporte das urnas que serão auditadas

Mais de 100 pessoas vão trabalhar no sábado, a partir das 7h, para o transporte de 35 urnas eletrônicas que serão sorteadas às 9h do mesmo dia no hall da Alesc, para serem auditadas durante o primeiro turno das eleições, que acontecem no domingo (2). Destas 35 urnas, 25 ficarão no Parlamento, duas serão utilizadas no projeto-piloto com biometria, que ocorrerá na Escola de Educação Básica Professor Henrique Stodieck, em Florianópolis, e oito em municípios que serão sorteados e utilizados no Teste de Autenticidade, regulamentados pela Resolução TSE nº 23.673/2021.

Aplicativo QRTot para acompanhar eleições está disponível para download

Os eleitores catarinenses, que foram os primeiros a utilizarem as urnas eletrônicas no país, já podem utilizar mais uma inovação nas eleições deste ano, desenvolvida por técnicos do TRE-SC, para trazer mais transparência na totalização dos votos e possibilitar uma apuração independente da Justiça Eleitoral nas Eleições 2022, em âmbito estadual. O aplicativo QRTot foi disponibilizado na loja do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na Play Store. 

ACI e MPSC assinam parceria para apoiar jornalistas vítimas de agressão

A  Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e o MPSC assinaram um termo de cooperação técnica, inédito no estado, garantindo o apoio aos jornalistas e profissionais de imprensa que sofrerem agressões no exercício da profissão nas eleições. A solenidade de assinatura ocorreu na sede do MPSC, em Florianópolis, que irá disponibilizar um formulário em seu site para os profissionais da imprensa apresentarem suas denúncias, que serão encaminhadas aos órgãos competentes e acompanhadas pela ACI.

Morre o ex-deputado estadual Sebastião Netto Campos

A Assembleia Legislativa registra com pesar o falecimento, na terça-feira (27), do ex-deputado estadual Sebastião Netto Campos. Ele tinha 97 anos. Natural de Catalão (GO), Campos se mudou para Santa Catarina nos anos 1950. Engenheiro químico, trabalhou em mineradoras do Sul do estado e se tornou uma das principais lideranças do setor carbonífero.

 

Patrícia Schneider de Amorim
Agência AL

Voltar