Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Rádio AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/02/2013 - 13h12min

Secretaria de Estado da Saúde intensifica ações de prevenção à DSTs

Cerca de 2,6 milhões de preservativos serão distribuídos no carnaval em SC
Imprimir Enviar

Com a chegada do carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde intensifica as ações para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O principal foco é alertar os foliões para doenças como Sífilis, Hepatite e Aids. No total, serão distribuídos em Santa Catarina 2,6 milhões de preservativos masculinos e 2,8 mil femininos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Estado, o número de casos de Aids têm aumentado em Santa Catarina. Em tratamento, são 15 mil infectados com o vírus.  No ano passado, a incidência da doença entre os adultos era de 24,6 casos para cada 100 mil habitantes no estado.  Registros da vigilância epidemiológica apontam que quase 90% dos municípios catarinenses notificaram ao menos uma ocorrência de Aids. Os homossexuais representam 9,9% dos casos, usuários de drogas injetáveis somam 20,8% e heterossexuais são 62,9%.

Para a gerente da vigilância de DST/HIV e hepatites virais, Elma Fior da Cruz, é preciso estar atento não só à prevenção da Aids. Segundo ela, a camisinha evita males como a Hepatite B (a mais grave das hepatites, podendo causar cirrose hepática e câncer no fígado), e previne a Sífilis (que em mulheres grávidas pode causar sérias seqüelas no bebê). Ela também alerta que, apesar de já existir tratamento gratuito para Aids na rede pública, o paciente soropositivo pode contrair doenças como tuberculose, pneumonia, alguns tumores, entre outras complicações.

 

Voltar