Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/11/2019 - 08h34min

Seminário debate causas e formas de prevenção do suicídio

Imprimir Enviar
Conscientizar e sensibilizar sobre o tema suicídio são objetivos do seminário promovido pela Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Alesc
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Um problema de saúde pública que causou mais de 7 mil mortes em Santa Catarina nos últimos dez anos, mas que ainda permanece como tabu, que as pessoas evitam comentar. Assim é o suicídio, mal que atinge gente de todas as faixas etárias, gêneros e classes sociais. Tirar o véu que encobre o assunto e trazê-lo para o dia a dia, ajudando na prevenção, é um dos objetivos do seminário “Viver, a melhor escolha: o desafio pessoal de sobreviver aos problemas da sociedade moderna”.

Na noite desta segunda-feira (18), a Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu a terceira etapa regional do seminário promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa. Para o presidente da comissão e idealizador da série de seminários, deputado Ismael dos Santos (PSD), duas questões são importantes neste assunto.

“Uma é a proposta de conscientização, de sensibilizar atores, protagonistas, agentes públicos para que de fato esse tema não fique no silêncio. O silêncio é o grande adversário da questão da depressão e do suicídio”, afirmou o parlamentar. “A segunda é a conexão com a nossa proposta de comissão de prevenção e combate às drogas, que é a conexão droga-depressão-suicídio”, completou.

Para Ismael, a ideia é debater as situações que podem levar alguém ao suicídio. “A depressão acaba sendo uma antessala para o suicídio, mas há muitos fatores”, avaliou.

Outra intenção é falar das estratégias para identificar os sinais de risco de suicídio entre os jovens, pois as estatísticas mostram que o problema vem aparecendo cada vez mais cedo. “No Brasil, aumentou em 200% o suicídio em jovens menores de 17 anos. Na faixa etária de 17 a 29 anos, é a segunda causa de morte. A primeira é o acidente automobilístico”, revelou Ismael. “Quais são os sinais? O que fazer como meio de comunicação, família, igreja, escola? Quais são as estratégias de proteção que podemos dar à nossa criança, ao nosso adolescente?”, questionou.

Falar é essencial
O médico psiquiatra Rodrigo de Assumção revelou números assustadores sobre o suicídio. “A cada três segundos alguém tenta tirar a vida. A cada 40 segundos alguém consegue.” Para ele, falar sobre o assunto é essencial para a prevenção.

“Falando sobre o assunto, tenho certeza de que muitos dos preconceitos vão cair por terra. As pessoas vão saber que quando se procura um profissional – um psicólogo, um médico, um psiquiatra – não está louco, como se dizia antigamente. Doido é quem não procura nesse mundo alucinado, louco, que a gente vive”, afirmou.

De acordo com Assumção, se o suicida for ouvido, o primeiro impulso de se matar pode passar. “Quando a pessoa é ouvida e ela passa aquela fase de impulsionamento, em que ela está decidida, muitos dos casos a gente tem um resultado muito legal que é a desistência do planejamento dela”, disse. “É claro que ela pode voltar com os mesmos pensamentos se não cuidar, mas se ela for acolhida, se ela for revertida, a chance de reverter o quadro é muito grande”, completou.

A solução, para ele, é prevenir. “É se cuidar, se precaver, se prevenir, com boa alimentação, atividade física, psicoterapia, fé e espiritualidade é importante também. Enfim, tudo isso vai juntando, com medicação a pessoa vai encontrando uma estabilidade, um quadro emocional estável para, no futuro, quem sabe reduzir as medicações a voltar a suas atividades normais”, concluiu.

Triste liderança
O deputado Ismael dos Santos apresentou o ranking de suicídios em Santa Catarina nos últimos dez anos, com base em números da Polícia Civil. Florianópolis está em primeiro lugar. 

Florianópolis 396
Joinville  381
Blumenau  327
Criciúma 202
Chapecó 282
São José  165
Itajaí 163
Lages 154
Palhoça  137
Concórdia 125
Brusque 117
Balneário Camboriú  113
Jaraguá do Sul  103

 

Voltar