Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/10/2012 - 17h12min

Rede municipal de Florianópolis busca a paz através da arte

Imprimir Enviar
Exposição Mostra de Paz - Trabalhos dos alunos da Rede Municipal de Educação

Lembrar os princípios da cultura da paz através de uma exposição artística realizada pelos alunos da rede municipal de ensino de Florianópolis foi a ideia da Secretaria de Educação da capital.
A exposição, com desenhos, objetos reciclados, personagens da cultura florianópolitana e açoriana, ocupa a Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho da Assembleia Legislativa, das 8h às 19h durante esta semana (8 a 12) em que se comemora a Semana Estadual da Cultura da Paz em Santa Catarina.
Sueli Amares de Andrade, assessora de educação da Secretaria Municipal de Educação, é quem coordena o programa para a cultura da paz na rede municipal, desde 2008, quando conheceu os princípios da cultura da paz no site da Organização das Nações Unidas (ONU). Professora aposentada da UFSC, Sueli percebeu a importância da divulgação destes princípios na rede municipal de ensino. “As escolas precisam estimular o cuidado com a saúde, sustentabilidade, felicidade, boa educação. Meu projeto inicial era acabar com a violência entre as crianças. Muitas são vítimas de bullying e quando atacamos o problema na infância, temos mais chances de formar adultos conscientes e saudáveis”.
O programa para a cultura da paz desenvolvido por Sueli procura atingir toda a cidade, através da mobilização de pais e comunidade nos projetos das escolas. Sustentabilidade, contato com a natureza, alimentação saudável, hábitos saudáveis de higiene, contato com a natureza e motivação para a busca do conhecimento através da leitura são os pontos trabalhados no programa. “Nosso lema é Floripa em Paz, e a paz abrange muitos princípios. Com este projeto nas escolas, resolvemos incluir mais três aos seis princípios listados pela ONU”. (Michelle Dias)

Princípios da cultura da paz

ONU:
- Respeitar a vida
- Rejeitar a violência
- Redescobrir a solidariedade
- Ser generoso
- Ouvir para compreender
- Resgatar gestos de gentileza

Secretaria de Educação:
- Cultivar bom humor
- Preservar o planeta
- Ter compromisso

Voltar