Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/09/2021 - 09h44min

Plenário da Alesc votará criação de semana de prevenção à trombofilia

Imprimir Enviar
Projeto foi aprovado na reunião da Comissão de Saúde desta quarta-feira (15)
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina encaminhou ao Plenário o Projeto de Lei (PL) 216/2021, que prevê a criação de uma semana de conscientização sobre a trombofilia. A decisão foi tomada de modo unânime na reunião virtual do colegiado durante a manhã desta quarta-feira (15).

Iniciativa do deputado Marcius Machado (PL), a matéria foi relatada pelo deputado José Milton Scheffer (PP). De acordo com ele, a intenção é que o evento ocorra anualmente, sempre na terceira semana de janeiro. “A ideia é divulgar dados e informações sobre a doença, formas de diagnóstico precoce e tratamento adequado. É um projeto meritório, pois todo trabalho para conscientização é sempre bem-vindo”, avaliou.

Vice-presidente da comissão, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) também destacou a utilidade do projeto. “A trombofiliose é uma doença que aumenta o risco de AVC [acidente vascular cerebral] e outras complicações vasculares. É importante salientar essa data já que muitas vezes o diagnóstico passa batido. É necessário que haja mais debate sobre o assunto, pois é uma situação que exige muitos cuidados”, comentou.

Selo
A Comissão de Saúde aprovou também a continuidade da tramitação do PL 193/2019, protocolado pelo deputado Felipe Estevão (PSL). O autor pretende instituir no Estado Selo Empresa Amiga da Saúde da Criança.

Segundo a deputada Ada de Luca (MDB), que relatou a matéria, o objetivo é conceder o reconhecimento para empresas públicas e privadas que desenvolvam e divulguem campanhas de arrecadação de verba, materiais, equipamentos e insumos para auxiliar no tratamento do câncer infanto-juvenil.  O projeto vai agora para análise na Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente e, se for aprovado, irá a votação em plenário.

Voltar