Mesários convocados pela Justiça Eleitoral passam por treinamento na Assembleia
Os 105 cartórios eleitorais de todo o estado realizam desde o começo deste mês o treinamento dos mesários para as eleições de 5 de outubro. Ao todo, mais de 59 mil pessoas convocadas para trabalhar no dia da votação passarão pelo treinamento.
Em Florianópolis, os quatro cartórios devem concluir o procedimento até o dia 24. Nesta semana, os mesários da 100ª Zona Eleitoral participaram do treinamento, realizado no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa.
Segundo Marco Aurélio Fevereiro, chefe do cartório, no treinamento, os mesários recebem as informações básicas sobre a eleição, além de aprenderem a operar a urna eletrônica. No caso de Florianópolis, os convocados também foram capacitados para operar o sistema biométrico de identificação, que estará disponível nesta eleição como parte de um projeto-piloto do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
“Os mesários recebem todas as informações necessárias para que possam desempenhar bem sua função no dia da votação”, comenta o chefe do cartório. “Em geral, as dúvidas mais comuns são sobre a documentação exigida e sobre os limites para a propaganda eleitoral por parte dos eleitores”.
Sobre essas duas dúvidas, Marco Aurélio esclarece que a Justiça Eleitoral aconselha o eleitor a levar o título, além do documento de identificação com foto – cuja apresentação é obrigatória -, no dia da votação. Sobre a propaganda eleitoral, o eleitor pode comparecer à seção com adesivos ou bótons de seu candidato, mas não pode se manifestar oralmente sobre suas preferências eleitorais.
Servidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), Davi Solonca atua como mesário há mais de 20 eleições. Mesmo com essa experiência, ele considera o treinamento feito pela Justiça Eleitoral importante, principalmente com a chegada do voto por biometria. “Não me sinto obrigado a ser mesário, gosto de participar. Todas as vezes em que for convocado, participarei com muita alegria”, diz.
Rotina do mesário
Conforme o TRE, no dia da votação, os mesários devem chegar à seção onde vão trabalhar até as 7 horas. Ao chegarem, devem conferir se todos os materiais necessários para o início da votação estão disponíveis. Devem imprimir também a zeríssima, documento que comprova que nenhum voto foi registrado na urna.
A votação começa às 8 horas e prossegue até as 17 horas. Encerrada a votação, os mesários devem imprimir os boletins de urna, retirar a mídia que guarda o resultado da votação daquela urna e guardar todos os equipamentos, que serão posteriormente entregues à junta eleitoral. (com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-SC)