Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/11/2015 - 10h45min

Frente em Defesa dos Bombeiros Voluntários será instalada em Brasília

Imprimir Enviar
Sessão ordinária desta quinta-feira (12).

A partir do dia 25, a Câmara dos Deputados passa a contar com uma frente parlamentar dedicada à defesa dos bombeiros voluntários. O anúncio foi pelo deputado Darci de Matos (PSD), durante a sessão plenária realizada na manhã desta quinta-feira (12). A frente, disse Darci, será instalada por iniciativa do deputado federal Marco Tebaldi (PSDB-SC) e terá por finalidade esclarecer a sociedade sobre as contribuições prestadas por essas corporações em todo o país e aprimorar a legislação referente ao voluntariado.

Ainda de acordo com Darci, o estado de Santa Catarina, que conta com 34 unidades de bombeiros voluntários e a mais antiga do tipo no país, com 124 anos de existência, deve servir de referência aos trabalhos realizados pela frente. "A grande mídia nacional não conhece as instituições e a experiência positiva que temos neste campo. Além de salvar vidas e auxiliar o estado, essas corporações enaltecem o conceito do voluntariado trazido pelos nossos imigrantes, em um exemplo para o país”, afirmou, recebendo o apoio dos deputados Doutor Vicente Caropreso (PSDB), Leonel Pavan (PSDB) e Julio Ronconi (PSB).

Criação de pássaros exóticos
Darci de Matos também destacou projeto de lei sua autoria (PL 487/2015), que dispõe sobre a gestão da fauna nativa brasileira e exótica no estado. A matéria, que visa legalizar e estabelecer um regramento para a criação de pássaros, está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e deverá ser objeto de audiência pública, proposta pelo deputado João Amin (PP). “Trata-se de um assunto da maior importância. Queremos tratamento adequado a esse essa forma de lazer, preservacionista e que aquece a economia do nosso estado”, disse Darci.

Caminhoneiros: liberdade de manifestação
Leonel Pavan questionou os critérios utilizados pelo governo federal ao estabelecer novas multas e penalidades aos caminhoneiros envolvidos em uma paralisação desde o início da semana.

Para o parlamentar, a ação presidencial pode ter fundo ideológico, uma vez que o protesto é pacífico e o mesmo rigor não tem sido verificado em relação às mobilizações realizadas por outras categorias trabalhistas e entidades de classe. "Não entendo como a presidente Dilma cria uma multa por decreto e também penaliza os caminhoneiros com a não liberação de recursos do BNDES para a aquisição de caminhões, somente por que estão mostrando a sua indignação. Eu pergunto: qual a ação feita contra o MST e outros movimentos que invadem, destroem o patrimônio público e privado, mas que tem raiz no petismo?"

Hospital Materno Infantil de Criciúma
Rodrigo Minotto (PDT) fez um relato de reunião realizada na quarta-feira (11), na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), entre parlamentares e lideranças dos municípios do Sul do estado para tratar da situação do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, de Criciúma. "O encontro foi importante para debatermos a ampliação do atendimento do hospital, bem como os investimentos necessários." Entre as principais demandas levantadas, disse, estão a instalação de uma subestação de energia, orçada em R$ 2,5 milhões e de uma UTI neonatal.

Na ocasião, disse, ficou acertado que o grupo buscará um encontro com o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, para tratar dos possíveis encaminhamentos para a ampliação da unidade. "Queremos um esforço coletivo para realizar esses investimentos e dar mais segurança às mães e famílias que hoje precisam se deslocar a outros municípios em busca de atendimento hospitalar."

Alexandre Back
Agência AL

Saiba Mais

Voltar