Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/11/2015 - 16h48min

Efetivo da PM cai e deputados cobram convocação de aprovados em concurso

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

A queda continuada do efetivo da Polícia Militar levou os deputados a cobrarem do Executivo a convocação imediata de cerca de 600 aprovados no último concurso público. “No início do governo de Luiz Henrique da Silveira havia cerca de 13 mil policiais, hoje temos 10,4 mil e se nada for feito em 2016 teremos pouco mais de 9 mil policiais. Governador, chame os 608 policiais que estão concursados, não vejo porque postergar”, sugeriu Leonel Pavan (PSDB) durante a sessão desta quarta-feira (4) da Assembleia Legislativa.

Dirceu Dresch (PT) concordou com o ex-governador. “Com o aumento da carga horária os policiais ou estão trabalhando, ou estão na escala de plantão, isso é um crime, estão transformando os policiais em escravos. Se falta gente, chame os concursados”, disparou Dresch. Cesar Valduga (PCdoB) declarou apoio aos concursados e se colocou à disposição para mediar um acordo com o governo. “Para buscar resolutividade”, informou.

Feistock em São Bento do Sul
Julio Ronconi (PSB) convidou os catarinenses a conhecerem a Feistock, feira de móveis e decoração que acontece de 12 a 15 de novembro em São Bento do Sul. “A feira oferece móveis para classes A e B, leva o desenvolvimento e a oportunidade de novos negócios para São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre e atrai turistas para todo o Planalto Norte”, explicou Ronconi, acrescentando que na última edição a feira gerou cerca de R$ 10 milhões em negócios.

Esgoto da imprensa brasileira
Dirceu Dresch classificou as revistas “Veja” e “Época”, que semanalmente têm estampado escândalos colossais, de “esgoto da imprensa brasileira”. Segundo o deputado, a revista Época torceu para que o PT aprovasse o impeachment do presidente da Câmara dos Deputados. “Nós já conhecíamos quem era o presidente da Câmara, a Época que vá cobrar dos partidos que o elegeram”, sugeriu Dresch.

Para o representante de Saudades, a mídia trabalha para inviabilizar a eleição de Lula em 2018.  “Agora com a (Operação) Zelotes lançaram suspeita sobre o filho do presidente Lula, e parte do Judiciário se presta a fazer política partidária”, criticou Dresch.

Angelo Fantin
Valdir Cobalchini (PMDB), assim como fizeram vários deputados na sessão de terça-feira (3), lamentou a morte do empresário Angelo Fantin, radicado em São Lourenço do Oeste e fundador da empresa Parati. “A empresa tem 3,5 mil colaboradores, opera com 36 linhas de produção e produz mais 100 mil toneladas de alimentos/ano”, revelou Cobalchini, que se solidarizou com a dor da esposa, dona Ida Libardoni, e dos filhos do casal, Mauro, Marilu, Maristela, Marisa, Mônica e Márcia.

90 anos de São José de Cresciúma
Cleiton Salvaro (PSB) repercutiu na tribuna a passagem de 90 anos da criação do município de Criciúma, chamado de São José de Cresciúma à época em que pertenceu ao município de Araranguá. “É o 5º maior município do estado, tem 200 mil habitantes e é uma referência regional. Também sofre com a crise, mas superou todos os momentos graves da sua história graças à força do trabalho, nossa grande virtude”, afirmou Salvaro, explicando em seguida que o criciumense “dorme tarde, acorda cedo, arregaça as mangas e parte para o trabalho”.

Rodrigo Minotto (PDT) lembrou que o município recebeu imigrantes italianos, poloneses, portugueses e árabes. “Por isso celebramos a festa das etnias”, informou. Luiz Fernando Vampiro (PMDB) também parabenizou os criciumenses. “Fui vereador de 2008 a 2012, Criciúma é o maior polo de serviços entre Porto Alegre e Florianópolis”, definiu o parlamentar.

Saúde do homem x veto do governador
Neodi Saretta (PT) pediu aos parlamentares que rejeitem o veto aposto pelo governador a projeto de lei de sua autoria que estimula os homens a cuidar da saúde. “Os deputados Dalmo Claro de Oliveira (PMDB) e Fernando Coruja (PMDB) deram sugestões, o projeto foi aprovado, mas infelizmente ele foi vetado. Creio que derrubar o veto seria uma forma de marcar o mês de novembro, mês da conscientização da saúde do homem”, finalizou Saretta. 

Redução da maioridade
Darci de Matos (PSD) voltou a defender a redução da maioridade penal no Brasil. “Tomara que Senado homologue o que foi aprovado na Câmara”, declarou Darci, referindo-se à redução da maioridade penal. “Quero dizer o que todos conhecem, a legislação, na prática, dá a possibilidade de o adolescente ser condenado a três anos em um centro de recuperação, mas dificilmente cumpre a pena”, lamentou o representante de Joinville, que rememorou o assassinato cometido por um menor em um restaurante de Balneário Camboriú. “Deu um tiro na nuca de um cidadão diante da esposa e dos amigos”, revelou.

Ana Paula Lima (PT) ponderou que faltam locais para internar os adolescentes infratores. “Onde estão os Caseps? O São Lucas está funcionando? Há uma falha no sistema”, avaliou a deputada. Mauro de Nadal (PMDB) reconheceu a gravidade do problema e sugeriu aumentar o tempo de internação dos adolescentes.

Porto de Itajaí
Leonel Pavan cobrou uma solução para o desassoreamento do Porto de Itajaí. “Existia uma draga que estava com defeito. Então requeremos que fosse recuperada e começou ontem, mas não atende a necessidade”, destacou Pavan, criticando em seguida o governo federal. “Não vejo movimentação do governo federal”, alfinetou o deputado.

Fosfoetanolamina
Ana Paula Lima (PT) relatou na tribuna audiência pública do Senado Federal sobre o uso da fosfoetanolamina no combate ao câncer. “É uma substância sintética, experimental, vem sendo produzida pela USP, não tem registro na Anvisa, mas existem mais de 1,2 mil liminares determinando seu fornecimento”, informou Ana Paula.

Segundo a representante de Blumenau, na oportunidade ficou decidido que a Anvisa vai agilizar o registro da droga e o Ministério da Saúde estudará a substância. “Os médicos ouvidos mostraram resultados positivos da fosfoetanolamina em pacientes”, resumiu Ana Paula.

Maurício Eskudlark (PSD) contou que foi procurado por várias pessoas interessadas em conseguir o medicamento. “Foram pessoas que têm na família problemas de câncer em grau acentuado, fiquei aborrecido com o depoimento do Dráuzio Varella querendo tirar a esperança das pessoas, ficou claramente demonstrado a mudança de vida com o uso da fosfoetanolamina”, analisou Eskudlark.

Câncer de pele
Doutor Vicente Caropreso (PSDB) enalteceu o gesto da Sociedade Brasileira de Dermatologia de organizar, em parceria com prefeituras, o dia de prevenção ao câncer de pele. “Será dia 7 de novembro, das 9 às 15 horas”, informou Caropreso, que confessou ter sido portador da doença. “Já tive um pequeno câncer de pele, no rosto, agora sei como é importante usar o protetor solar ou evitar a exposição em determinados horários”, ensinou o representante de Jaraguá do Sul.

 

Vítor Santos
Agência AL

Voltar