Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/11/2015 - 12h50min

Dia da Consciência Negra é lembrado em Plenário

Imprimir Enviar
Estudantes, professores e vereadores de Capinzal acompanharam a sessão

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, motivou vários pronunciamentos durante a sessão ordinária desta quinta-feira (19). A data, instituída pela Lei 12.519/2011, é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial.

Ana Paula Lima (PT) destacou a trajetória de Antonieta de Barros, primeira deputada estadual negra do país e primeira deputada mulher do estado de Santa Catarina. "Faço uma referência especial a essa mulher grandiosa, corajosa, guerreira, educadora e revolucionária, que se elegeu em 1934, após muita luta para a conquista do voto feminino."

A parlamentar lamentou que a Marcha das Mulheres Negras, realizada na tarde de quarta-feira (18), em Brasília, tenha sido marcada pela prisão de dois policiais civis por dispararem tiros para o alto durante a manifestação. "As agressões foram feitas por integrantes de um grupo acampado em frente ao Congresso Nacional para defender o impeachment da presidenta Dilma e a volta dos militares ao poder. Esse ato de violência impediu que as 10 mil participantes da marcha se aproximassem do Congresso. O ódio, a intolerância e o pessimismo não constroem nada."

Os deputados Doutor Vicente Caropreso (PSDB) e Gean Loureiro (PMDB) fizeram um apelo à sociedade pelo envolvimento na promoção da igualdade racial e na superação das diferenças. "Todos nós temos que trabalhar permanentemente pela igualdade", disse Loureiro.

Ana Paula também ressaltou a realização da campanha mundial "16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher". "São vários eventos para mostrar a força de mobilização das mulheres com o propósito de mudar a cultura que produz injustiça e violência. Gostaria que isso não acontecesse, que vivêssemos em mundo de paz, igualdade e respeito."

Eleições da OAB/SC
A eleição de Paulo Marcondes Brincas como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC) foi destacada pelo deputado Gabriel Ribeiro (PSD). O novo dirigente da entidade foi escolhido em pleito realizado na segunda-feira (16). "Os advogados catarinenses serão bem representados pelos próximos três anos. Desejamos sucesso e esperamos, no atual momento do país, maior participação da sociedade civil para promover as mudanças necessárias."

Em aparte, os deputados Marcos Vieira (PSDB) e Mauricio Eskudlark (PSD) também cobraram maior envolvimento da entidade no cenário nacional. "A Ordem está à margem do processo que o país vive", afirmou Vieira. "A OAB está se omitindo em relação à Dilma [Rousseff] e ao [Eduardo] Cunha. Deveria agir com mais rigor, mas infelizmente tem silenciado", acrescentou Eskudlark.

Infraestrutura
O deputado Doutor Vicente Caropreso cobrou do governo estadual a manutenção da SC-108, principalmente no trecho que liga Blumenau a Guaramirim e na Rodovia do Arroz. "As chuvas dos últimos dois meses deixaram as estradas em péssimas condições de tráfego. Os buracos na SC-108 têm causado muito prejuízo aos motoristas."

O parlamentar informou que elabora emendas ao Orçamento com o objetivo de garantir mais recursos à Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul para operações tapa-buracos.

Saúde
A gestão de João Paulo Kleinübing à frente da Secretaria de Estado da Saúde foi elogiada pelos deputados Cesar Valduga (PCdoB) e Mauricio Eskudlark na sessão desta quinta-feira. Os parlamentares ressaltaram a inauguração da nova sede da Gerência de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste e os investimentos para reforma e ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

Além disso, comentaram a oferta de serviço oncológico em São Miguel do Oeste a partir de maio de 2016 e de tratamento em oncologia pediátrica em Chapecó a partir do dia 20 de dezembro. "Temos que acabar com a ambulancioterapia. É desumano, um constrangimento para as pessoas que precisam se deslocar em busca de tratamento", disse Valduga. "Fortalecendo os hospitais do interior, ajuda-se a comunidade local e também tira pacientes das portas dos grandes hospitais, possibilitando melhores condições de atendimento", complementou Eskudlark.

Tecnologia
A realização do "Startup Weekend Floripa Turismo", de 13 a 15 de novembro, pautou o pronunciamento do deputado Gean Loureiro. O evento reuniu profissionais das áreas de programação, design, marketing e turismo na Capital com o desafio de lançar uma startup do segmento de turismo em 54 horas. "Esse trabalho, além de destacar o pioneirismo e o empreendedorismo para formatar uma empresa que tenha viabilidade no mercado, valoriza o turismo e a cultura de Florianópolis."

De acordo com Loureiro, os organizadores do evento apresentarão os resultados da iniciativa à Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa no dia 2 de dezembro.

Dia do Tecnólogo
A convite do deputado Darci de Matos (PSD), o presidente da Associação Nacional dos Tecnólogos (ANT), Ernesto Berkenbrock, utilizou a tribuna para solicitar o apoio dos parlamentares catarinenses pela aprovação no Congresso Nacional do Projeto de Lei 2245/2007, que regulamenta o exercício da profissão de tecnólogo. "Estamos esperando há oito anos. É uma grande dívida com a categoria", disse.

Berkenbrock também parabenizou os profissionais pelo Dia nacional e estadual do Tecnólogo, comemorado em 24 de novembro. 

O deputado Mário Marcondes (PR) entregou uma placa em homenagem à entidade e manifestou o apoio do Parlamento catarinense na luta pela regulamentação da profissão de tecnólogo.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar