Críticas ao governo federal voltam a ser destaque na tribuna
A perda do grau de investimento pelo Brasil junto à agência Standard & Poor's, repercutiu na sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (10). Nos pronunciamentos, os deputados atribuíram o fato à atual política econômica adotada pelo governo federal e cobraram cortes nos gastos públicos como uma alternativa ao aumento de impostos.
Um dos discursos mais enfáticos foi o de Leonel Pavan (PSDB), que qualificou a diminuição da classificação brasileira como um “desastre anunciado”, resultado da “incompetência e dos erros” da administração federal. Em sua tentativa de conter o déficit de R$ 30 bilhões nas contas públicas, disse, a presidente Dilma Rousseff tem anunciado cortes nos investimentos em infraestrutura, atingindo fortemente Santa Catarina. "Estão postergando a duplicação da BR-470 de 2017 para 2022. É um balde de água fria nos sonhos da população de Santa Catarina e uma traição a este estado.”
Para Cleiton Salvaro (PSB), o Palácio do Planalto também erra ao tentar o reequilíbrio das contas públicas por meio da elevação da carga tributária cobrada ao cidadão. Além de não surtir os efeitos desejados, disse, a medida ainda poderá aprofundar a crise econômica ao reduzir consumo das famílias e os investimentos do empresariado. "O país vive uma recessão séria e o governo tem como sua principal tarefa tirar dinheiro de todo mundo. No PSB, temos uma questão firme contra o aumento de impostos. Não podemos colocar o peso da crise no ombro dos trabalhadores”, disse.
Para o parlamentar, o caminho a ser adotado é a diminuição da máquina pública. "Chegou a hora de todos nós, agentes públicos, levarmos a sério os nossos gastos. É isso que uma família faz e é isso o que o governo federal deve fazer."
Posicionamento semelhante foi adotado pelo deputado Manoel Mota (PMDB). “Enquanto o poder público gastar mais do que arrecada, não haverá saída em vista. São necessários alguns ajustes duros, radicais, e espero que o governo federal tome essa iniciativa para buscar credibilidade e o país retomar seu desenvolvimento."
O deputado Dirceu Dresch (PT), por sua vez, afirmou que as crises econômicas são fatos cíclicos na história brasileira, tendo ocorrido até mesmo no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, nos anos de 1998 e 2001.
Sobre a condição atual do país, ele manifestou ser contrário às medidas tomadas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e que o seu partido defende o fortalecimento do Estado como agente propulsor do desenvolvimento, principalmente por meio dos investimentos em projetos sociais. "Não é tão fácil resolver esse problema, como alguns pensam. Até mesmo os estados estão enfrentando problemas e não sabem mais onde cortar despesas. Entendemos que o país precisa necessariamente fazer ajustes, mas o que necessitamos nesse momento é de mais investimentos em programas como o Minha Casa, Minha Vida, para gerar emprego e renda e o Estado é importante nessa perspectiva."
Já o deputado Mauricio Eskudlark (PSD) também criticou a forma como a crise vem sendo gerida em âmbito nacional e lembrou que, em reunião dos representantes estaduais com Levy, a delegação catarinense foi a única a ser contrária ao aumento do ICMS. Por outro lado, disse, o governador Raimundo Colombo também tem procurado contornar o agravamento dos índices da economia local aumentando o poder de investimento dos municípios, por meio do programa Badesc Cidades.
Eventos católicos
Padre Pedro Baldissera (PT) relatou a realização, no último final de semana, do Acampamento das Juventudes do Campo e da Cidade, promovido pela da Igreja Católica, por meio da Pastoral da Juventude do Meio Popular, no município de Descanso. O encontro, cuja temática foi a criminalização dos movimentos sociais, disse o parlamentar, reuniu cerca de 300 participantes que puderam participar de oficinas e debates nas áreas de agroecologia, comunicação, teatro, capoeira e cultura gaúcha.
Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar anunciou a realização, no próximo domingo, dia 13, no município de Timbó Grande, da 23ª Romaria da Terra e da Água, que marca o centenário da Guerra do Contestado e tem como lema os Redutos de Resistência, Esperança e Encantamento da Vida. "Fica aqui o relato destes eventos, que se contrapõem a inúmeras situações que vivenciamos."
Falecimento de Carlos Roberto Bastos Miguel
Mauricio Eskudlark manifestou seu pesar pelo falecimento do integrante do Serviço Aereoespacial da Polícia Civil (Saer) de Santa Catarina, Carlos Roberto Bastos Miguel. O fato aconteceu na última terça-feira (8), no município de Xaxim, em decorrência de um acidente de trânsito. "Queria fazer nosso registro do nosso sentimento como deputado e chefe de polícia de perder um grande profissional. Dedicado, respeitoso, determinado, obstinado e apaixonado pelo que fazia."
Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
Luciane Carminatti (PT) destacou a realização, em março de 2016, da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. O evento, disse, deve tratar, sobretudo de temas como o aumento da participação das mulheres no meio político, a busca da igualdade salarial e o combate à violência contra o gênero feminino. "Quero fazer um chamamento aqui a todos os deputados, porque a igualdade é um tema que envolve a todos nós."
Homenagem aos atletas catarinenses
Manoel Mota convidou os demais parlamentares a participarem de sessão especial em homenagem aos atletas que representaram Santa Catarina nos jogos Panamericanos, realizados no mês de julho, em Toronto, Canadá.
O grupo catarinense, disse, foi responsável pela conquista de 16 medalhas para o Brasil, sendo sete de ouro, cinco de prata e quatro de bronze. "Estamos fazendo uma homenagem a estes atletas que nos deram muita alegria e mostraram que Santa Catarina é um estado diferenciado até no atletismo." A solenidade, que atende a proposição do próprio parlamentar, acontece às 19 horas desta quinta-feira (10), no Plenário Osni Régis, da Assembleia Legislativa.
Homenagem a Renato Castro
Dalmo Claro de Oliveira (PMDB) destacou do Projeto de Lei 310/2015, de sua autoria, que visa denominar Dr. Renato Castro o setor de internações clínicas do Hospital Regional de Joinville, Hans Dieter Schmidt.
A iniciativa, explicou, homenageia um baiano, que adotou Joinville como morada, e se destacou, em seus quase 40 anos de atuação profissional, em diversas atividades ligadas à medicina. "Castrou dedicou-se às causas sociais, sobretudo aquelas relacionadas à saúde pública, destacando-se pelo empreendedorismo, liderança e competência profissional."
Agência AL