Comissão dos Direitos do Consumidor debate ações para enfrentamento da gripe aviária
Santa Catarina reforça medidas preventivas e destaca protagonismo da Cidasc no controle sanitário durante reunião da Alesc Itinerante
Sanidade animal em destaque na Alesc Itinerante
Em Santa Catarina, a sanidade animal é prioridade e referência. Esse foi o principal recado transmitido pelo médico veterinário e gestor da Cidasc, Diogo Luiz Gadotti, que foi convidado para a reunião da Comissão dos Direitos do Consumidor e do Contribuinte e de Legislação Participativa na manhã desta quarta-feira (11).
O encontro abriu a agenda de trabalho do segundo dia do projeto “Alesc Itinerante", em São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste catarinense.
Gripe aviária: prevenção e alerta
O enfrentamento à gripe aviária no Estado pautou o debate, que foi coordenado pelo presidente da Comissão, deputado Mário Motta (PSD). Presentes ainda, os deputados Volnei Weber (MDB), Sérgio Motta (Republicanos) e Altair Silva (PP).
O debate foi provocado pela confirmação de um foco de gripe aviária em Montenegro, no Rio Grande do Sul. O caso foi detectado em 15 de maio de 2025, afetando cerca de 17 mil matrizes de aves destinadas à produção de ovos férteis.
Em Santa Catarina, até o momento não há confirmação de nenhum foco. Para Diogo Gadotti, a atuação da Cidasc tem um papel fundamental para a prevenção e enfrentamento de qualquer possível surto.
Cidasc reforça preparo e estrutura técnica
"Através da adoção de sistema de defesa agropecuária, com foco na prevenção e controle de doenças. A Cidasc apresenta hoje o melhor serviço de defesa sanitária do país, com um corpo técnico qualificado e uma estrutura de trabalho efetiva", pontuou.
Cenário da avicultura em SC
Os números do setor são impressionantes. Atualmente são 7 mil produtores de aves no Estado. A avicultura gera 95,3 mil empregos diretos e mais de 1,5 milhão indiretos.
“Cerca de 77% da produção total de aves no estado é feita no Oeste catarinense”, informou.
“A avicultura é uma atividade importante para a economia de Santa Catarina, gerando empregos e contribuindo para a produção de alimentos”.
Santa Catarina é o segundo maior produtor de frangos do Brasil, com um abate anual de 850 milhões de aves. O estado é o maior exportador de carne de frango do país.
“Como somos referência em sanidade animal, Santa Catarina tem expertise em adotar as medidas necessárias para evitar a chegada da gripe aviária”.
Resultados consolidados em sanidade
O médico veterinário citou ainda que o estado é Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação e não registra Peste Suína Clássica (PSC) há 10 anos.
“Nosso corpo técnico é proativo. Nosso trabalho demanda muito esforço, mas é realizado rotineiramente”, esclareceu.
Comissão reforça compromisso com transparência
O deputado Mário Motta reforçou que esse debate é justamente para elucidar dúvidas e trazer luz ao tema. “Queremos aqui tranquilizar a sociedade, em especial os consumidores e contribuintes”.
Motta, juntamente com os demais parlamentares, reiterou a importância do trabalho desenvolvido pela Cidasc. "É modelo para o Brasil".
Agência AL