Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/08/2022 - 08h57min

Alesc sedia nesta quinta (18) o 3º Encontro Estadual dos Autodefensores das Apaes

Imprimir Enviar
Evento será realizado no Auditório da Assembleia Legislativa.
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina  sedia, nesta quinta-feira (18), o 3º Encontro Estadual dos Autodefensores das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Santa Catarina. O evento é organizado pela Federação Catarinense das Apaes (Feapaes)  e tem o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Legislativo estadual.

A expectativa da comissão é que mais de 400 pessoas compareçam ao evento, que ocorre das 9h às 16 horas, no auditório Deputada Antonieta de Barros, na sede do Parlamento catarinense. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Assembleia Legislativa no You Tube. 

O destaque da programação são as palestras: “A Importância da Família na Autodefensoria”, que será ministrada pelo diretor Social da Apae de Xanxerê, Ivan Coriolano Durant Junior , e  “Autodefensoria e sua Importância na Defesa dos Direitos”, que será proferida pela  pedagoga e pós-graduada em Práticas Inclusivas e Gestão de Pessoas,  Vanessa Aparecida Ferreira, da Apae de Balneário Piçarras.

O evento é motivado pela Lei 16.327, de 2014, que instituiu a Semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das Apaes em Santa Catarina e é  realizado sempre na segunda semana do mês de julho. Neste ano, entretanto, o encontro teve que ser adiado para agosto devido ao aumento no número de pessoas hospitalizadas por doenças respiratórias.

Quem são os autodefensores
Instituído no estado no ano de 2001, a autodefensoria integra um movimento da Federação Nacional de Apaes que procura abrir espaço para a participação dos alunos nas decisões e atos promovidos pelas instituições de educação especial. A cada três anos, dois alunos (um do gênero masculino e outro feminino) e seus adjuntos, são eleitos diretamente pelos colegas para fazer parte da diretoria das Apaes.

Serviço:
O quê: 3º Encontro Estadual dos Autodefensores das Apaes de Santa Catarina;
Quando: dia 18 de agosto, quinta-feira, entre as 9h e 16h.
Onde: Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa.

Alexandre Back
AGÊNCIA AL

Voltar