Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/07/2016 - 13h35min

Agronegócio, rodovias e segurança pública: temas da sessão desta quinta (7)

Imprimir Enviar

Abrindo a sessão plenária realizada na manhã desta quinta-feira (7), o deputado Ivan Naatz (PDT) afirmou que é favorável à instituição de uma região metropolitana que una os municípios de Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó.

Os cinco municípios, que juntos perfazem uma população de 620 mil habitantes e 1350 km2 de área, possuem atualmente um dos maiores índices de desenvolvimento humano do Estado e precisam articular suas políticas públicas para continuar crescendo. "Precisamos nos organizar de forma coletiva, esquecendo questões partidárias e interesse locais, para assim agir em prol dos interesses que são de toda a região, como nas áreas de transporte, coleta e tratamento de lixo, preservação dos mananciais, entre outras.”

A medida, acrescentou o parlamentar, também abrirá a possibilidade para que a região tenha acesso a novos recursos federais, que atualmente estão disponíveis apenas para os municípios organizados em regiões metropolitanas.

O tema, disse ainda o parlamentar, será debatido na próxima quinta-feira em uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), em Blumenau.

Cooperativas e carne suína
Natalino Lázare (PR), que nesta quarta-feira participou de uma reunião da  Frente Parlamentar do Cooperativismo da Assembleia Legislativa (Frencoop), destacou a importância do segmento para a economia catarinense. "O caminho mais justo para se atingir o desenvolvimento econômico e social é o cooperativismo, um mecanismo que reparte, retribui, promove parcerias e dá mais segurança aos pequenos produtores."

Ainda em seu pronunciamento, Lázare destacou a viagem de uma comitiva de trabalho à Coreia do Sul, liderada pelo governador Raimundo Colombo, para negociar a abertura do mercado daquele país à carne suína produzida em Santa Catarina. "Esperamos que eles consigam trazer boas notícias, o que abrirá novas perspectivas de crescimento à atividade no estado."

Chamamento de excedentes da polícia
Mauricio Eskudlark (PR) relatou a participação na noite desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, de uma audiência pública da Comissão de Segurança Pública para debater o chamamento dos candidatos excedentes nos concursos para a área de segurança pública.

De acordo com o parlamentar, no último concurso para a Polícia Militar, 1.058 candidatos foram aprovados em todas as etapas de seleção, mas apenas 658 foram chamados. Já no mais recente certame promovido para prover a Polícia Civil de novos efetivos, foram chamados 420 agentes, mas  127 deles não chegaram a assumir os cargos por falta de interesse.

Mesmo o governo já tendo sinalizado apoio à nomeação dos aprovados, disse, a medida ainda depende da evolução da arrecadação pública estadual. "Havendo disponibilidade financeira há o interesse do governador em fazer este chamamento sim e isto certamente vai se encaminhar desta forma."

Pensamento semelhante foi manifestado pelo deputado Mário Marcondes (PSDB), que teve a iniciativa de propor o debate. "Com sensibilidade temos certeza que o governo praticará esse gesto e no ano que vem esses policiais já poderão estar nas ruas para aumentar a segurança das nossas comunidades."

Foco na oferta de milho
Altair Silva (PP), que nesta quarta-feira tomou posse como deputado por 60 dias, no lugar do deputado Silvio Dreveck (PP), afirmou que orientará o seu mandato para a defesa do agronegócio. O principal objetivo, disse, será buscar o equilíbrio na oferta dos insumos necessários para o desenvolvimento do setor, sobretudo do milho.”Temos uma grande missão, de equalizar a produção e a oferta deste produto, que é a grande matéria-prima que impulsiona a nossa economia,  fundamental para manter as oportunidades de geração de emprego, renda e desenvolvimento no estado.”

Chapecoenses cobram acordo
Luciane Carminatti (PT) anunciou que as lideranças políticas e empresariais da região Oeste do estado estão mobilizadas para garantir a recuperação da BR-282, sobretudo o trecho entre os municípios de Ponte Serrada e São Miguel do Oeste, considerado em situação mais crídica.

Um acordo firmado entre o Fórum Parlamentar Catarinense teria obtido R$ 152 milhões em recursos federais para a obra, mas já há uma movimentação para que o montante seja destinado à recuperação de outras vias. "Não vamos aceitar isso e as entidades chapecoenses também não. A bancada federal precisa manter o que foi assumido”, frisou.

Crescimento dos pequenos municípios
Citando pesquisa que aponta o aumento da população nos pequenos municípios catarinenses, Leonel Pavan (PSDB) afirmou que o fato se deve às ações tomadas durante o período em que comandou o Estado, juntamente com Luiz Henrique da Silveira. "Se a população destes pequenos municípios está aumentando é porque houve investimentos que criaram novas oportunidades de desenvolvimento para elas e os seus habitantes, em especial os jovens. Estas conquistas precisam ser comemoradas e eu as cito, pois me considero parte delas."

Fechamento de agência da RF
Mário Marcondes afirmou que encaminhará uma moção de repúdio à sede da Receita Federal, em Brasília, pelo fechamento de uma unidade da instituição no município de São José. Segundo o parlamentar, o ato prejudicará não só o atendimento ao empresariado local, mas também os contribuintes pessoas físicas da região. "Tanto se fala no poder público ficar mais próximo do cidadão e fomentar a atividade empresarial, e nesse momento difícil por que passa a economia brasileira, é isso que recebemos do governo federal, algo que prejudicará não só São José, mas outros 10 municípios da região."

Convocação de constituinte
Mauricio Eskudlark declarou-se indignado pelo fato de os partidos políticos ainda não haverem indicado seus representantes na comissão especial que apreciará os projetos, atualmente em tramitação na Câmara Federal, que tratam de medidas de combate à corrupção.

O deputado entende que grande parte dos detentores de mandatos políticos na esfera federal não têm interesse no andamento destas propostas e um novo momento político precisará ser criado que esta tendência se inverta. “Há muitos implicados e somente com a convocação de uma assembleia constituinte específica será possível viabilizar uma nova legislação eleitoral”, afirmou.

 

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar