Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/03/2023 - 13h55min

Weber quer instituir política estadual de fornecimento de medicamentos à base de canabidiol pelo SUS

Imprimir Enviar
Deputado Volnei Weber

O deputado Volnei Weber (MDB) protocolou na Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol nas unidades de saúde pública estadual e privada conveniadas ao Sistema Único de Saúde de Santa Catarina.

O projeto também quer promover políticas públicas de debate e fornecimento de informação a respeito do uso da medicina canábica por meio de palestras, fóruns, simpósios e cursos de capacitação de gestores para o conhecimento a respeito da cannabis medicinal, com parcerias público/privadas com entidades.

O uso de medicamentos à base de canabidiol tem sido bem debatido em todo o país. Em alguns estados como São Paulo, Alagoas, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Piauí esse assunto está sendo bem avançado em discussão e até aprovação de projetos.

Já foi comprovado cientificamente que os medicamentos à base de canabidiol são eficazes para portadores de doenças e patologias como epilepsia, TEA – Transtorno do Espectro Autista, esclerose, Alzheimer e fibromialgia. É uma realidade internacional e aqui no Brasil milhares de pessoas têm prescrição médica para sua utilização, contudo a única alternativa para esses pacientes é a obtenção de uma autorização excepcional de importação da Anvisa. De acordo com a Associação de Cannabis Medicinal de Santa Catarina (Santa Cannabis), o medicamento importado tem um custo médio mensal de cerca de R$ 3,5 mil, o que impede o acesso a muitos pacientes.

“O principal objetivo desse projeto é proporcionar mais acesso à saúde. É dar a oportunidade àqueles que não possuem condições financeiras de comprar, mas que necessitam desses medicamentos”, explica Weber, que ressalta que para poder ter direito a esse benefício será essencial o pedido médico, com laudo e razões da prescrição. 



Comunicação do Deputado Volnei Weber
LUCIANA PONS - (48) 99919-0268

Acompanhe Volnei Weber


Volnei Weber
Voltar