Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/08/2021 - 18h08min

Sancionada a lei que cria a inédita Política da Pesca em SC

Imprimir Enviar
Deputada Paulinha

Agora é lei: O governador Carlos Moisés sancionou no dia 23 de agosto a lei, de autoria da deputada Paulinha (sem partido), que institui a Política Estadual de Pesca Artesanal, Industrial, Amadora ou Esportiva no Estado de Santa Catarina ( (PPAIAE/SC).

A iniciativa, de 32 artigos, irá promover o ordenamento, o fomento e a fiscalização da pesca, com objetivo de alcançar, de forma sustentável, o desenvolvimento socioeconômico, cultural e profissional dos que a exercem, de suas comunidades tradicionais, bem como a conservação e a recuperação dos recursos pesqueiros.

Para a parlamentar, é um dia histórico para o setor pesqueiro catarinense, que a partir de agora tem um marco regulatório para a atividade da pesca.   

O PL 27/2020, de sua autoria, que institui a Política Estadual da Pesca Artesanal, Industrial, Amadora ou Esportiva (PPAIAE/SC), foi aprovado por unanimidade pelo Parlamento na sessão do dia 27 de julho.

“Entre tantas coisas maravilhosas, ele reconhece a mulher pesqueira e também os processos de pré e pós pesca como parte da cadeia produtiva ”, avalia. “Santa Catarina lidera em nossos país a causa da pesca. Novamente somos pioneiros”.

Prioridade do mandato
A atividade pesqueira é abraçada com paixão pela parlamentar, que tem sua raiz na pesca. Ela, entre outras demandas, é uma prioridade do seu mandato.  

Vice-presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, Paulinha liderou a iniciativa que resultou no Programa Inova Pesca em janeiro de 2021, rebatizado de SC+Pesca.
“Foram muitas horas de trabalho e dedicação para a construção do Inova Pesca! Quando começamos, ninguém acreditava que conseguiríamos”, avaliou.

Ela destaca ainda que foram garantidos R$ 40 milhões para a atividade da pesca. “Programa criado e institucionalizado”.

Trinta e cinco cidades vão receber recursos pra financiar trapiches, galpões, carrinhos de puxada, fábricas de gelo, enfim. “Assim como fizemos em Bombinhas, conseguimos levar esse programa para o Estado”, disse, sem esconder a satisfação de estar legando um novo momento para o setor em Santa Catarina.

Ela fez questão de agradecer ao governador Carlos Moisés por sua sensibilidade com o setor pesqueiro. 
.


Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676

Voltar