Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/03/2015 - 17h43min

PT é o partido que mais avançou no combate à corrupção, afirma Dresch

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch na tribuna FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

O deputado Dirceu Dresch (PT) destacou, hoje (17), na tribuna da Assembleia Legislativa, que o PT foi o partido que mais avançou durante os seus governos no combate à corrupção. “Em 2003 criou a Controladoria Geral da União, em 2004 o Portal da Transparência, em 2005 o pregão eletrônico, em 2008 o cadastro de empresas inidôneas, em 2012 a lei de acesso à informação e em 2013 a lei nº 12846, anticorrupção, que caracteriza a figura do corruptor”, elencou.

Dresch disse que a partir desta legislação e com base em relatório da CGU, entre 2012 e 2013, foram punidos 4.421 agentes políticos entre demissões, cassações e afastamentos, assim como foram punidas 3.755 empresas privadas. “Antes, isso tudo ia para baixo do tapete”, comentou. Segundo o deputado, o governo vai apresentar mais um conjunto de medidas anticorrupção nos próximos dias. Por essas atitudes é que a presidenta Dilma Roussef é vista por 43% da população brasileira como a que mais combateu a corrupção no Brasil.

O deputado referiu-se também às manifestações da semana passada, que iniciou no dia 11/03 com a agricultura familiar que, em conjunto com a Via Campesina apresentou uma pauta de reivindicações em 16 estados no Brasil. Citou as manifestações do dia 13/03, da qual participou de atos organizados pelos movimentos sociais, em Florianópolis e também do último domingo, dia 15, quando houve grande mobilização.

“O PT construiu sua história em meio às lutas sociais e de forma alguma somos contrários às mobilizações. O que não concordamos é a tentativa de alguns de comprometer o processo democrático. Há um grupo que tenta tirar a presidenta Dilma do governo e outro que apoia o golpe militar”, disse. Dirceu afirmou que o PT rechaça qualquer uma destas perspectivas. “Sabemos bem o que foi a ditadura, temos este período muito presente e por isso queremos democracia e liberdade”, salientou.

O deputado informou também que no último sábado ocorreu uma plenária do partido, o Encontro do Diretório Estadual Ampliado, com a presença marcante de lideranças. “Discutimos o momento conjuntural , os desafios e reafirmamos as propostas históricas de caminhada que fizeram deste um dos maiores partidos do Brasil”, disse. Um dos pontos centrais do encontro foi a reforma política. “O partido vem conduzido este debate com a sociedade, com os movimentos sociais, com as organizações, com a OAB, com a CNBB”, afirmou.

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Voltar