Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/10/2021 - 19h15min

Naatz manifesta apoio à mobilização por unidade do Samu para Urubici

Imprimir Enviar
Deputado Ivan Naatz, presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente

O deputado Ivan Naatz (PL), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, manifestou apoio em plenário à mobilização popular deflagrada pelas lideranças comunitárias do município de Urubici, na Serra Catarinense, pela implantação de uma unidade local avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e que já resultou na coleta de mais de 1.600 assinaturas da população.

O parlamentar destacou que o município conta com uma população de cerca de 12 mil habitantes fixos, mas que vem se destacando no cenário do turismo serrano catarinense, com intenso crescimento do fluxo turístico, abrigando ainda mais de 80 hotéis-pousadas com mais de 6 mil leitos, o que gera também uma constante população flutuante na cidade e região.

Em função destas características, além da grande extensão territorial rural, Ivan Naatz defendeu que se justifica a necessidade de um atendimento móvel de urgência e emergência, com ambulância equipada e equipes médicas e de socorristas – disponível 24 horas por dia. “A cidade de Urubici não pode mais ficar na dependência das unidades regionais do Samu de Lages e de São Joaquim, distantes na média de 60 a 110 quilômetros, trajeto este dificultado ainda pela característica serrana da estrada, com muitas curvas, além das montanhas e cachoeiras”, observou.

Mais estrutura
Ivan Naatz acrescentou ainda que há relato de profissionais médicos, que estão contribuindo com a mobilização, indicando que muitas vidas já foram perdidas pela estrutura hospitalar frágil e da falta de atendimento urgente via Samu, apesar dos esforços dos profissionais de saúde.

O deputado parabenizou os voluntários e lideranças do movimento, incluindo o dentista Helvion Ribeiro, que vem coordenando a mobilização e apelou para que haja sensibilidade do governo do Estado via Secretaria de Saúde “no sentido de que analise com muita seriedade a implantação de uma unidade avançada do Samu no município”. “Uma questão estratégica de saúde pública e também de reconhecimento ao município serrano que vem gerando sensível arrecadação aos cofres públicos com grande movimentação no setor de turismo rural.”

 

Comunicação Gabinete
 

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar