Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/06/2021 - 10h07min

Na Celesc, Cobalchini cobra empresa por crise energética no Meio-Oeste

Imprimir Enviar
Deputado questionou ausência de Plano B e imediata instalação de nova linha de transmissão vinda do Planalto Norte. Foto: divulgação.

Em reunião realizada no auditório da Celesc na tarde de ontem, com a participação da direção da empresa e lideranças da região Meio-Oeste, atingida por um apagão na semana passada, o Deputado Estadual Valdir Cobalchini questionou duramente as ações da empresa responsável pelo abastecimento de energia no estado. Inicialmente, Cobalchini questionou à Celesc qual era sua responsabilidade na crise e a responsabilidade da empresa Evoltz, responsável pela linha transmissora.

Em seguida, o Deputado perguntou sobre a linha redundante de 138 KvZ, passando pelo município de Tangará, que teria evitado que a região ficasse sem energia por tanto tempo. "Por que a Celesc não realizou a manutenção das torres caídas desde o ano passado?", cobrou o Deputado.

Para Cobalchini, é importante que a Celesc realize um amplo estudo em todo o estado para identificar a existência de quaisquer regiões que se encontrem na mesma situação, sem alternativas para o caso de queda de linhas de transmissão. "É inadmissível que em pleno Século XXI, uma região inteira seja submetida ao sofrimento que todos nós tivemos que passar sem energia elétrica", pontuou o Deputado.

Ele destaca ainda que o caminho para uma solução efetiva da insegurança enfrentada por Caçador e região é a instalação de uma segunda linha de transmissão, vinda do Planalto Norte. “Com subestação apenas em Videira, Caçador e região seguem inseguros, já que a queda das linhas vindas do Sul provocariam novamente um apagão”, constata. “Envolvendo a região num ‘anel’ de energia, com uma Linha de Transmissão vinda do Planalto Norte, não só Caçador e região ficam seguras, como até mesmo Videira e seus vizinhos ganham uma proteção maior”, completa.

 


Marcelo Kampff
DRT SC 6062 JP
(48) 99635-3474
Assessoria de imprensa
Deputado Estadual Valdir Cobalchini

Voltar