Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/06/2025 - 14h12min

Lunelli prestigia celebração dos 150 anos da imigração italiana em SC

Imprimir Enviar
Deputado Antídio Lunelli
FOTO: Rodrigo Correa/Agência AL

Mais do que uma homenagem, uma celebração à cultura e à resiliência dos imigrantes italianos que ajudaram a desenvolver Santa Catarina. Assim foram as comemorações promovidas nesta quarta-feira (04), na Assembleia Legislativa. O deputado Antídio Lunelli (MDB), que é descendente de italianos e cidadão ítalo-brasileiro, marcou presença no evento, prestando sua homenagem e reverência às pessoas e entidades que ajudam a preservar a memória e a história dos imigrantes no estado.

A iniciativa foi proposta pelo presidente da Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). O parlamentar também possui raízes italianas. O evento foi marcado por apresentações culturais e gastronômicas, além de homenagem de autoridades e parlamentares, que relembraram a jornada dos italianos no estado e sua importância para a cultura, língua e tradições, fruto do vínculo entre Brasil e Itália.

Em sua participação no ato solene, Lunelli fez questão de discursar em italiano. O parlamentar destacou a determinação, resiliência e fé dos imigrantes, que deixaram sua terra natal em busca de uma vida melhor para si e suas famílias, deixando um legado de trabalho, cultura e valores familiares que permanecem vivos.

“Che questo momento non sia solo un momento di festa, ma anche di rinnovato impegno per preservare e trasmettere alle generazioni future la preziosa eredità che abbiamo ricevuto. La patria non è dove si nasce, è dove si vive con dignità, si lavora con onore e si costruisce il futuro con amore. Lunga vita ai nostri immortali emigranti italiani. Lunga vita a Santa Catarina e lunga vita al Brasile che li ha accolti ”, declarou Lunelli.

Em tradução livre: “Que este momento não seja apenas um momento de celebração, mas também de renovação do esforço em preservar e transmitir às futuras gerações, a herança preciosa que recebemos. A pátria não é onde se nasce, é onde se vive com dignidade, se trabalha com honra e se constrói o futuro com amor. Viva os nossos imortais imigrantes italianos. Viva Santa Catarina e viva o Brasil que nos acolheu".

Após o seu discurso, o deputado Lunelli presenteou Fiorello Zanella com o livro “A Força do Sangue Lunelli”, que relata as memórias e a jornada da família Lunelli, desde a saída de Trento, norte da Itália, até a sua chegada e estabelecimento no norte de Santa Catarina, onde residem até os dias de hoje.

Durante a celebração, pessoas e entidades que atuam na preservação da memória italiana em Santa Catarina foram homenageadas. Foi apresentado, ainda, o livro "150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina - 1875-2025", com produção coordenada por Andrey Taffner Fraga. A obra será distribuída para escolas e estará disponível para download na versão digital.

Acompanhe Lunelli


Lunelli
Voltar